Cursos de capacitação oferecidos pelo Governo são oportunidade para população mudar de vida

Iniciar o próprio negócio, mudar de área profissional, conseguir uma colocação no mercado de trabalho e até mesmo sair de um estado depressivo. Esses são alguns resultados declarados pelos participantes dos cursos de geração de renda oferecidos pelo Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerido pela Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Ariane Aparecida Vanzeli foi uma das alunas do curso de moda fitness, oferecido pelo Programa. Ela conta que além do aprendizado o curso ajudou a sair de um problema de saúde. “Eu vinha enfrentando alguns problemas de saúde, sempre quis aprender uma profissão e empreender. Quando o curso surgiu não tive medo, pois não sabia nada de costura. Hoje estou feliz com as amizades que criamos com todos no curso e cheia de vontade de viver e de construir minha confecção”, relata em meio a suas criações. Ariane já está gerando renda com a venda de camisetas e peças femininas. 

Quem também viu uma oportunidade se abrir através dos cursos de capacitação do Rede foi o mecânico Micael Soares. “Eu estava desempregado e graças aos contatos feitos no curso hoje eu estou empregado e atuando na área. Sempre gostei de mecânica, mas nunca tive condições de pagar por um curso. Estou muito contente com o curso, o conteúdo é muito bom, a estrutura, os professores. Muito boa essa iniciativa do Rede Solidária, quero sempre estar fazendo os cursos, tomara que sempre tenha”.

Para a Coordenadora Executiva do Programa, Elisângela Ferreira, a capacitação de adultos oferecida no programa é uma oportunidade real de entrada no mercado de trabalho e aumento na renda familiar. “Nossa preocupação é de manter ativo o módulo de capacitação e geração de renda do Rede Solidária, pois sabemos da importância para a comunidade onde estamos inseridos, uma vez que a maioria da população não tem formação que o mercado de trabalho exige. É através dos cursos gratuitos que os alunos têm a oportunidade de iniciar uma formação ou se capacitar em uma profissão que já exerça, agregando valor ao serviço que já oferecem, aumentando seus ganhos”.

Desde a implantação do Rede Solidária na Capital, mais de 3 mil pessoas já se capacitaram com cursos oferecidos pelo programa.