25ºSGBM: Dica de Prevenção, como Prevenir o Infarto?

O que é infarto?

O coração é um órgão formado por músculos que bombeiam sangue incansavelmente. Para tanto, é fundamental que ele seja alimentado com nutrientes e receba oxigênio, o que é feito por meio da corrente sanguínea A falta de subsídios faz com que o músculo cardíaco sofra necrose, ou seja, morra e perca suas funções.

Em resumo, o infarto ocorre quando acontece a obstrução de uma artéria coronária, em razão do acúmulo de placas de gordura nas paredes da artéria que geram coágulos.

Como prevenir o infarto?

Prevenir o infarto não é uma tarefa difícil, com mudanças práticas no estilo de vida, como adoção de melhores hábitos alimentares e prática de atividade física regular, você já reduz e muito os riscos de um ataque cardíaco, mas existem outras formas de prevenir, vejamos a seguir quais são.

1. Cuide da sua alimentação

Atualmente, a maior causa de infartos é a aterosclerose. Essa doença é caracterizada pela deposição de placas de gordura nos vasos, o que diminui o espaço para a passagem de sangue e torna mais fácil a sua obstrução. Além disso, a gordura na parede deixa a artéria mais rígida, impedindo que ela se expanda se for necessário.

2. Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos regulares, é uma das melhores formas de prevenção conta o infarto. A adoção desse hábito, combate o sedentarismo, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão e fortalece o músculo do coração, reduzindo consideravelmente a probabilidade de um infarto.

3. Abandone o tabagismo

O cigarro aumenta as chances de ter um infarto, inclusive naquelas pessoas que já tiveram um evento. Isso porque as substâncias presentes nele facilitam a aderência da gordura, formando as placas de aterosclerose.

4. Vá ao médico regularmente

A melhor forma de prevenir o infarto, assim como qualquer outra doença, é a intervenção antes que o evento venha de fato acontecer. O ataque cardíaco costuma dar sinais dias, semanas ou até meses antes de acontecer, nesse ponto, os exames e check-ups regulares podem ser de extrema importância para prevenir.

5. Controle a hipertensão

A hipertensão é um dos grandes agentes causadores de infarto, visto que, a hipertensão provoca um aperto nos vasos, exigindo esforço extra do músculo cardíaco para que o mesmo consiga fazer o bombeamento do sangue.

Atenção aos valores da hipertensão:

• Idealmente, a pressão arterial está abaixo de 120/80 mmHg.
• Já a Hipertensão de primeiro grau refere-se aos valores de 140/90 mmHg da pressão arterial.

• Hipertensão de segundo grau é diagnosticada quando os valores da pressão arterial chegam a 160/100 mmHg. Nesse caso, os riscos para saúde já estão elevados.

6. Controle seu colesterol

A primeira coisa que você deve ter encontrado ao procurar como prevenir o infarto, certamente foi o perigo de se ter um colesterol desregulado.
Assim como na vida, em nossa saúde, nada em excesso faz bem!
O colesterol no corpo humano é muito importante, de grande utilidade para a membrana das células, produção de vitamina D, produção de hormônios sexuais e diversos processos muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

7. Previna ou controle o Diabetes

O Diabetes é uma doença crônica que está cada vez mais presente na vida do brasileiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 13 milhões de brasileiros são acometidos com a doença.
E quando falamos na prevenção do infarto, controlar ou prevenir a doença é de extrema importância.

8. Controle o seu peso

Controlar a obesidade talvez seja uma das formas de como prevenir o infarto mais citadas, mas isso não é mero exagero, segundo o IBGE uma a cada 4 pessoas de 18 ou mais idade no Brasil estão obesas, ou seja, cerca de 41 milhões de pessoas.

9. Durma bem e diminua o estresse

A falta da quantidade adequada de sono ou o excesso contribui para que a pessoa desenvolva problemas como a depressão, obesidade, debates e hipertensão e muitos outros, mas o que todos esses problemas tem incomum, é o aumento de possibilidade de desencadear um infarto.

10. Beba álcool com moderação ou não beba

O consumo de álcool em poucas quantidades e esporadicamente, não é suficiente para provocar um infarto, mas o problema é o consumo além do recomendado e no longo prazo.

O hábito recorrente de consumir grandes quantidades de álcool prejudica a saúde do coração, desencadeando insuficiência cardíaca, derrame, hipertensão e o ataque cardíaco.

25ºSGBM/IND de Bela Vista
“Nós Somos por Você”
Telefones: nº 193 ou 3439-226

25ºSGBM