Governador participa das comemorações do bicentenário de nascimento do tenente Antônio João

O governador Eduardo Riedel participou, na manhã desta quinta-feira (16), da comemoração ao bicentenário de nascimento do tenente Antônio João, que aconteceu no Parque Histórico Colônia Militar de Dourados, no município que também leva o nome do militar brasileiro, herói da Guerra do Paraguai, e morto em combate em 1864.

Riedel ressaltou a importância da valorização do patrimônio histórico e cultural como instrumento de educação e fomento turístico.

“Temos percorridos alguns sítios no Mato Grosso do Sul responsáveis pela consolidação da nossa formação histórica e do território brasileiro e, consequentemente, sul-mato-grossense. A Fundação de Cultura tem trabalhado com a Marinha e Exército no sentido de avançar no turismo, mas também como ponto de referência na educação”, completou.

Em discurso, o comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, afirmou que o nome de Antônio João está escrito no livro dos heróis da pátria e que o ato heróico do bravo tenente é inspirador. “É um orgulho para o Exército exaltar um patrono como Antônio João”.

O governador ainda conheceu o museu dedicado ao herói nacional, que foi revitalizado pelo comandante do 17° Regimento de Cavalaria Mecanizada, coronel Kenji Alexandre Nakamura.

Na oportunidade, o governador assistiu uma encenação que contou, em detalhes, a Epopeia dos Dourados, e depositou uma coroa de flores no monumento ao herói. Alunos da Escola Estadual Antônio João, do município de Itaporã, estiveram presentes no evento.

A solenidade encerra a série de eventos alusivos ao bicentenário de nascimento do tenente Antônio João, que tiveram como objetivo rememorar o patriotismo do tenente Antônio João e fortalecer o espírito de nacionalidade e cultuar os vultos e heróis brasileiros.

O tenente da arma de Cavalaria Antônio João é também patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) do Exército Brasileiro. O dia dos QAOs é comemorado no dia 24 de novembro, data de nascimento de Antônio João.

Participaram ainda do evento os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Hélio Peluffo (Seilog); o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Martins; o prefeito de Antônio João, Agnaldo Oliveira; além de outras autoridades civis e militares.

O herói Antônio João

Nascido em 1823, em Poconé, Mato Grosso, Antônio João Ribeiro ingressou no Exército como soldado voluntário e chegou ao posto de alferes (segundo-tenente) em 1852. Como tenente, foi designado para comandar a Colônia Militar dos Dourados em 1862, com a missão de proteger os moradores brasileiros da região.

Foi no cumprimento desse dever que Antônio João se tornou um ícone nacional. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, ele e seus homens enfrentaram as tropas paraguaias, na defesa do território brasileiro. Mesmo em desvantagem numérica, Antônio João não se rendeu e faleceu em combate, deixando um legado de coragem e patriotismo.

Em outubro foi lançado um selo personalizado para o bicentenário. Por meio da emissão de selos postais, os Correios perpetuam as datas e os eventos relevantes das instituições nacionais. Cada selo passa a fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dessa instituição, além de compor coleções de filatelistas de todo mundo, perpetuando os fatos merecedores de registro para as futuras gerações.

Entre outras atividades do bicentenário, o Exército realizou neste ano o Seminário Nacional em Campo Grande, a cunhagem da moeda comemorativa, a edição especial da revista do Exército Brasileiro, o concurso literário, a produção de vídeo institucional; além de eventos desportivos, e a denominação histórica às turmas concludentes de cursos de formação.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende