Duas importantes construções de Porto Murtinho devem entrar no rol de Patrimônio Cultural Material de MS

Foi publicada, na edição desta quarta-feira (21) do Diário Oficial do Estado, a decisão do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Mato Grosso do Sul de dar parecer favorável aos processos de tombamento de duas edificações importantes do município de Porto Murtinho: a Padaria Cuê e a Prefeitura Cuê. Ambas foram construídas entre os anos de 1920 e 1930 e devem ser incluídas no rol do Patrimônio Cultural Material de Mato Grosso do Sul.

Segundo o Conselho, as duas edificações estão entre as de maior expressão quanto à riqueza histórica e arquitetônica do estado. A tramitação do processo é feita pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) para que as inscrições dos prédios sejam feitas no ‘Livro do Tombo Histórico’.

Sobre as edificações

A Padaria Cuê é uma construção com elementos da arquitetura industrial trazidas da Europa e da América do Norte para o Brasil, com a fachada toda em tijolo cerâmico queimado aparente decorrentes da Revolução Industrial e retomada no século XX.

Edificada a mando do comerciante uruguaio Jaime Aníbal Barrera, pelos construtores espanhóis Canellas e Abelardo, a edificação além de funcionar como padaria no térreo, possuía também a função de abrigar o moinho de trigo em Porto Murtinho. A obra foi concluída em 1928.

A edificação fica localizada na Rua Dr. Costa Marques, 1089, esquina com a rua António João. O prédio se tornou domínio da prefeitura municipal de Porto Murtinho em 2004, quando passou a abrigar o Museu Dom Jaime Aníbal Barrera.

Já a Prefeitura Cuê foi construída na década de 1930 e se apresenta com ideias do neoclássico, com traços do colonial brasileiro. Localizada na Rua Pedro Celestino, de frente para o Rio Paraguai, o edifício funcionava como Centro Administrativo que comandava o movimento fiscal do Porto. Sua arquitetura representa o período áureo de importância do município no cenário estadual. O prédio foi recuperado em 2006 e abriga atualmente a sede da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho.

Fonte: Porto Murtinho Noticia