A importância do uso do capacete














O aumento da frota de motos trás uma conseqüência trágica para as ruas do país, o crescimento dos acidentes e mortes envolvendo motociclistas. O capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça em um acidente, esses fatos todos sabem, mas alguns ainda não usam corretamente.

Estudos realizados para avaliar a eficácia do uso corretamente do capacete, mostraram  que pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio e 65% dos traumatismos da face. O capacete protege o condutor, desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos.

É importante verificar se o capacete apresenta o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado por um órgão de certificação competente. Segundo  especialistas, a recomendação é utilizar somente os capacetes fechados que protegem toda a cabeça.

Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.

A Importância da Viseira
As viseiras fazem parte do capacete e protegem os olhos e parte da face contra impactos de chuva, poeira, insetos, sujeira e detritos jogados ou levantados por outros veículos. Em velocidade, o impacto de um pequeno objeto causa um grande estrago se o piloto não estiver suficientemente protegido.

Os óculos comuns não proporcionam uma proteção adequada, pois são facilmente arrancados em caso de colisão ou até mesmo pelo vento. Transitar sem viseira (ou com a viseira levantada) também é infração de trânsito gravíssima, com multa e suspensão direta do direito de dirigir. Utilize corretamente o Capacete e salve a sua vida

Reportagem: Odai de Oliveira