Empresário é multado em R$ 105 mil por usar araras em atrativo de Bonito

Um empresário foi multado em R$ 105 mil por utilizar araras-azuis como atrativo turístico em Bonito, a 283 quilômetros de Campo Grande. A balneário do administrador foi alvo de fiscalização do Ibama após vídeo em que ele aparece abraçando as aves viralizou na internet. A postagem feita pela empresa já acumula mais de 2,1 milhões de curtidas e 27,6 mil comentários. Postar fotos com as araras, inclusive, era uma prática comum entre as centenas de turistas que visitavam o ponto turístico.

“Vende-se os pacotes para os turistas e as pessoas fazem os passeios na cachoeira e após os passeios, depois do almoço, faz a ceva, as aves se aproximam e ai com a ceva, aproxima e eles fazem o registro fotogrático”, comenta a agente ambiental federal Jussara Barbosa da Fonseca Alves.

A ceva é quando alguém oferece alimento pra atrair os bichos e domesticá-los para uso comercial o que é um crime contra o meio ambiente. De acordo com os fiscais, o balneário tem licença do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para operação no turismo, que libera apenas a visitação e a contemplação da fauna e da flora.

“É uma questão de segurança para os dois lados. Esse animal, de vida livre, tem seus parasitas, tem uma série de vírus e bactérias que vivem com ele normalmente e forçando este contato a gente aumenta a possibilidade de estar se contaminando também. Então o ideal é que animal de vida livre, vida silvestre, permaneça no lugar dele, sem nenhum tipo de interferência ou contato”, explica o biólogo do Instituto Arara Azul, Bruno Henrique Grolli Carvalho.

Fonte: Porto Murtinho Noticia