Ciclista de Jardim alerta sobre o aumento de mortes de animais atropelados na região

Segundo ele a maioria dos animais mortos são tamanduá e tatu

Recebemos em nossa redação fotos de um ciclista amador que prefere não se identificar, e pedala sempre pelas MS 382 e 178 que ligam os municípios de Guia Lopes da laguna, Jardim a Bonito.

Durante dois anos ele encontrou vários animais mortos por atropelamento, sobre a pista e nos acostamentos, e segundo o mesmo o que mais chamou sua atenção e que o Tatu e o Tamanduá são as principais vítimas de atropelamento.

Em um destes atropelamentos ele presenciou um tamanduá morto e o veículo que atropelou o animal parado logo à frente, com a frente toda danificada à beira da estrada aguardando o guincho que levaria o automóvel.

Completando ainda a informação o ciclista observou que em dias de chuvas aumenta a quantidade destes animais na pista em busca de alimentos e muitos usuários da rodovia costumam jogar lixo com resto de comidas, nos acostamentos fazendo que os animais sejam atropelados.

Os locais com maior incidência são Vale do Ariranha, que fica após a ponte do Rio Miranda que divide os municípios de Bonito e Guia Lopes da Laguna e próximo a cidade de Bonito entre o Córrego Mutum e o Rio Formoso.

A velocidade na estrada é de 80 Km por hora mas muitos motoristas não respeitam o limite, pois em caso de animais entrarem na pista poderia ter um tempo para que os condutores diminuíssem a velocidade evitando os atropelamentos que na maioria das vezes são fatais para os animais.

Em caso de atropelamento o motorista deve parar em local seguro e tentar ajudar o animal, acionando a Polícia militar ambiental para que possa recolher o animal levando para Bonito ou Campo Grande onde existem centro de reabilitações.