Bela Vista: Prefeitura busca manter excelência em merenda escolar

Em busca de manter a excelência da merenda escolar servida na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Bela Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e suas nutricionistas, realizou nos últimos dias 26 e 27 de fevereiro, um curso de qualificação e aperfeiçoamento para as merendeiras de suas unidades escolares.

Durante os dois dias de encontro, além de bate-papos e trocas de ideias, as profissionais bela-vistenses participaram de palestras e apresentações sobre higiene, estoque, armazenamento e controle de qualidade dos alimentos. Tiveram palestras sobre introdução alimentar, alimentação especial (TEA; Diabetes; Intolerância ou Alergia a lactose).

Também participaram de atividades de fixação, reconhecimento de planilha de quantitativa, apresentação de cartazes orientativos, cardápios, planilhas; dinâmica de recebimento, armazenamento e controle de estoque. Além de desenvolvimento de receitas, abordando diferentes cortes, texturas, pontos e temperatura (congelamento).

O secretário municipal de Educação, Idelcides Gutierres, diz que a alimentação no ambiente escolar é um dos pilares fundamentais para promoção de saúde, melhor aprendizado e desenvolvimento cognitivo e físico das crianças e adolescentes. “Além disso, a escola desempenha um papel crucial na prevenção de problemas de saúde relacionados à alimentação, como obesidade, diabetes e hipertensão.”, destaca Idelcides.

Já o secretário municipal de Fazenda, Aires Cafure, destaca a importância da qualificação profissional e, consequentemente, da qualidade da alimentação. “Ao falar de qualidade, nos referimos a uma alimentação que seja ao mesmo tempo nutritiva, saborosa, culturalmente apropriada e preparada de forma segura”, diz Cafure. “E para alcançar esse padrão de qualidade, é indispensável o envolvimento de toda a comunidade escolar”, finaliza Aires.

Divulgação