Bela Vista decreta situação de emergência após fortes chuvas

A prefeitura de Bela Vista decretou situação de emergência em razão dos prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (3).

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), choveu aproximadamente 364,8 milímetros durante todo o mês de fevereiro. O volume intenso causou a elevação do nível do Rio Apa em 4,8 metros, alagando residências, e deixando cerca de seis pessoas desalojadas e 44 desabrigadas.

O documento ressalta ainda que as enxurradas danificaram rodovias, estradas e pontes em parte da zona rural de Bela Vista. Com isso, estudantes tiveram o início do ano letivo prejudicados, bem como produtores rurais tiveram dificuldades de acesso em suas propriedades.

Com o decreto, a prefeitura pode contratar sem licitação por até 180 dias, bem como mobilizar órgãos municipais e convocar voluntários para as ações. Além disso, pode entrar nas casas para prestar socorro, retirar pessoas das áreas de risco, utilizar propriedade privada e iniciar processos de desapropriação desses locais.

Thaffarel Nunez/TNG Informa – Foto|JT – BVNEWS