Antônio João intensifica Campanha “Agosto Lilás”

A Prefeitura Municipal de Antônio João administrada pelo prefeito Marcelo Pé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, em parceria com o CRAS e Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Antônio João realizou, em alusão a campanha “Agosto Lilás”, uma semana repleta de atividades com as crianças com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do combate a violência contra a mulher e o respeito aos seus direitos.
Segundo a equipe do SCFV, se buscou estimular de forma consciente e responsável, ainda na infância, a notoriedade das ações que visam a preservação da integridade física e dos direitos das mulheres.
MARIA DA PENHA
Em 2022 a lei Maria da Penha completou 16 anos. A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de Lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antônio Heredia Viveros.
Ele primeiramente atirou na esposa, simulando um assalto. Depois tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Somente em outubro de 2002, a seis meses do prazo de prescrição do crime, Viveros foi condenado e preso, mas cumpriu apenas dois anos (um terço) da pena e acabou solto em 2004.