VÍDEO: Pedagoga leva soco no rosto durante abordagem da PM em Macapá

Ela e o marido foram conduzidos à delegacia e governador do estado classificou atitude como racista

Um vídeo que viralizou nas redes sociais neste domingo (20) mostra uma família sendo abordada por policiais de forma violenta na cidade de Macapá, capital do Amapá. Uma das mulheres, a pedagoga Eliane Espírito Santo da Silva, de 39 anos, começou a gravar a ação dos policiais, quando foi lançada ao chão por um deles e agredida com socos na cabeça.

A abordagem policial aconteceu na sexta-feira (18), enquanto Eliane estava dentro do carro de um amigo da família, em frente à sua casa. A sobrinha da pedagoga, de 4 anos, e um adolescente de 15 assistem a cena.

Thiago da Silva, marido de Eliane, afirma ter sido chamado de “vagabundo” e também agredido pelos policias militares. “A polícia já abordou a gente apontando as armas para o carro. Abordou todo mundo, menos eu. Um deles deu um soco no estômago do meu marido”, relatou.

Por não ter sido abordada, Eliane atravessou a calçada e foi para frente de sua residência, quando começou a gravar as cenas. O vídeo gravado por ela mostra o momento em que um dos policias parte para cima de Eliane. Já as câmeras de segurança da casa mostram o que acontece após Eliane estar no chão.

“A abordagem inicial foi me engasgar, me deu rasteira e me ‘murrou’. Eu não tive reação, só apanhei. Em nenhum momento eu o agredi verbalmente”, explicou.

Eliane e o marido foram levados ao Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) do bairro Pacoval, no Amapá, acusados de resistência, desacato e desobediência. Após pagarem fiança de R$ 800 cada, Eliane registrou um boletim de ocorrência na DCCM (Delegacia de Crimes Contra a Mulher).

Outro lado

O governador do Amapá Waldez Goés publicou uma nota em seu perfil no Twitter afirmando que as imagens “envergonham as forças de segurança e o Estado do Amapá”. Segundo Goés, “a cena fica pior pois é recheada de atitudes racistas”.

O governador finaliza dizendo que determinou “ao Comando Geral da Polícia Militar uma apuração criteriosa e rápida dos fatos mostrados no vídeo”.

A PM do Amapá disse que a situação trata-se de um caso isolado, que vai ser apurado, e afirmou que os três agentes que aparecem no vídeo fazendo a abordagem foram afastados das funções.

Fonte: Danielle Errobidarte  / midiamax