Venda de veículos novos despenca em Mato Grosso do Sul e eleições levam a culpa

O mês de agosto não foi propício para as vendas de automóveis e comerciais leves em todo o Brasil. Dados divulgados esta semana  pela Fenabrave (Federação Nacional dos Concessionários) indicam que em Mato Grosso do Sul houve queda de 17,85% no comércio de veículos zero-quilômetro.

Em julho o Estado vendeu 4.141 carros, enquanto agosto somou 3.402. A diminuição também foi apontada na venda de ônibus, caminhões, motos e implementos agrícolas, onde a soma do mês resultou em 5.560 – 18,18% sobre o número de veículos vendidos em julho, que chegou a 6.986 unidades comercializadas.

Os fatores que podem ter contribuído para a queda de vendas podem estar na instabilidade da economia e também no período eleitoral.

“Foi um mês muito ruim, pior que o de julho, quando os feriados da Copa do Mundo atrapalharam bastante”, avalia o vice-presidente da Fenabrave, regional Mato Grosso do Sul, Cristiano Giocondo.

Para ele a dificuldade de acesso ao crédito também pode ter ajudado a travar a saída de carros das concessionárias. O mercado nacional sentiu uma queda acentuada chegando a 16,09% no comparativo entre o período com agosto de 2013.

Concessionárias de Campo Grande

O gerente de vendas em Campo Grande, César Garcia, também percebeu a morosidade do mercado no mês anterior. Segundo ele, a queda pode ser reflexo da ressaca financeira vivida pelos consumidores depois da Copa do Mundo.

“Conversei com outros vendedores e todos reclamaram, aqui sentimos uma queda de 10 a 15%. Não dá para saber o que ocorreu, nos pegou de surpresa, mas no fim do mês percebi uma reação do mercado”, detalha.

Enquanto as vendas dos zero quilômetro seguiam devagar, César disse o contrário do comércio de semi-novos. “Foi considerável, pois conseguimos atingir nossa meta”, analisa.

Outro chefe de vendas, Alexandre Martinez, conta que a concessionária onde trabalha também registrou queda nos negócios, mas mesmo assim obteve crescimento. “De junho para julho as vendas aumentaram 11%, de julho para agosto apenas 3%”, pontua.

Apesar do cenário negativo, há quem deixou para comprar carro novo no mês de agosto. A preferência da jornalista Eliane Nobre não foi aleatória, o mês que foi ruim para as concessionárias é o do aniversário dela.

“Resolvi me presentear, precisava comprar um carro e tinha economizado para isso. Fiz a compra à vista e consegui desconto”, declara. De acordo com a Fenabrave, o mercado deva se aquecer novamente até o fim do ano e recuperar parte das vendas perdidas.

midiamax.com.br