Vacinas contra Covid-19 estão em falta em Bela Vista

A Secretária Municipal de Saúde Cleusa Chucarro e o Coordenador Municipal de Imunização Ed Carlos foram entrevistados na Radio Bela Vista FM 98,5 para esclarecer duvidas com relação ao atraso na vacinação de grupos prioritários que teriam que receber a segunda dose da vacina Coronavac desde o dia 19/4.

A explicação é que a falta do imunizante é devido o não envio por parte da Secretaria de Estado de Saúde que recebeu poucas doses do Ministério da Saúde.

Ed Carlos disse o publico que estava agendado para os dias 19 a 26 de abril não foram vacinados por que houve atraso na produção da vacina no Instituto Butantan e que só nos próximos dez dias devera ser entregues aos estados para posterior distribuição.

Em Bela Vista já tomaram a primeira dose da Coronavac cerca de 300 pessoas que estão esperando tomar a segunda dose, segundo ele foram aplicados cerca de 80 doses neste grupo que estavam aguardando a segunda dose do 14º lote de vacinas que a secretaria já recebeu.

Até aqui a SMS informou que foram aplicadas 5.782 doses nos grupos prioritários, a primeira dose foram 3.893 doses aplicadas e 1.889 da segunda dose ja foram aplicadas. O coordenador Ed Carlos informou que a população alvo é de 24.735, dentro dessa população devera ser vacinada 90%, um total de 22.262 pessoas ao longo do ano de 2021 em etapas e fases de acordo com o repasse de novas vacinas.

Para as pessoas do grupo com comorbidades as vacinas iniciaram para pessoas de 50 a 59 anos que deverão ter laudo ou prescrição médica. Os do grupo de deficiência permanente e em tratamento oncologico,renal crônico e transplantados devem procurar as unidades de saúde do município. Mais informações o leitor do jatobanews confere neste vídeo da entrevista na 98 FM. Logo em seguida a entrevista a secretaria divulgou uma nota com informações referentes a falta do imunizante.

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde COMUNICA às pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina Coronavac e estão agendadas para a 2ª dose, que elas irão receber a aplicação da vacina em atraso assim que houver o envio das doses necessárias pela Secretaria de Saúde Estadual. Devido a falta de vacinas, a programação de vacinação da Unidade Básica de Saúde que estava prevista para o próximo domingo (2 de maio), está suspensa.

“Pedimos a compreensão e paciência de todos e que aguardem o novo chamamento para aplicação dessas doses. O atraso se deve a demora no recebimento das novas doses. Importante ressaltar que esse atraso do envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes”, diz Cleusa Chucarro – secretária municipal de Saúde.

Fonte: Armando Loureiro / Jatobá Noticia