Uma notícia muito esperada: eles aprovam o financiamento de asfalto entre Pedro Juan Caballero – Capitão Bado – Ypejhú

Outra notícia esperada, a aprovação pelo Banco de Desenvolvimento do crédito para asfalto entre Pedro Juan Caballero-Capitão Bado-Ypejhú, anunciou nesta quarta-feira de manhã o deputado nacional por Amambay Robert Acevedo, na companhia de os conselheiros municipais Orlando Guardatt (ANR) e Agustín Torres (PLRA) estiveram finalizando os detalhes pelo Ministério das Obras Públicas, para que agora seja acelerada a remissão da documentação ao Ministério das Finanças e dali ao Congresso Nacional para aprovação e posterior homologação por do poder executivo.
A informação foi confirmada ontem pelo Fonplata em seu portal digital e indica que o Banco de Desenvolvimento financiará a construção e pavimentação de um trecho de mais de 220 km de estrada entre os departamentos de Amambay e Canindeyú, após a aprovação concedida durante a reunião. do Conselho Executivo, realizado ontem 26 de novembro em Montevidéu, Uruguai.

A nova rota melhorará a segurança do tráfego de veículos e o acesso entre as cidades de Pedro Juan Caballero, Capitão Bado, Itanará e Ypejhú. O trabalho é considerado essencial para otimizar o transporte da produção gerada em ambos os departamentos e combater o déficit na infraestrutura de transporte evidenciado por aquela área da fronteira Paraguai-Brasil.

O layout atual da estrada, de terra, não foi projetado sob parâmetros técnicos e possui descontinuidades; Além disso, os trabalhos de sinalização e drenagem são quase inexistentes. Essas condições inadequadas de tráfego tornam a circulação não apenas perigosa, mas também muito cara e com interrupções na estação chuvosa.

Devido à sua condição mediterrânea, o estado da rede de estradas é extremamente importante para o desenvolvimento socioeconômico e produtivo do Paraguai, especialmente naquelas rotas que permitem a transferência de cargas para os portos fluviais.

A nova rota será totalmente financiada pelos fundos do FONPLATA e envolve um investimento de US $ 220 milhões em duas etapas (a primeira por US $ 130 milhões e a segunda por US $ 90 milhões). A execução das obras ficará a cargo do Ministério de Obras Públicas e Comunicações da República do Paraguai.

A melhoria da capacidade e nível de serviço dessa rota cobrirá a necessidade dos usuários de reduzir significativamente o custo da operação veicular e os riscos de acidentes.

Além disso, permite abordar as dificuldades que surgem no exercício da soberania e do poder policial do Estado paraguaio naquela região e neutralizar o déficit na infraestrutura de transporte evidenciado pela área de fronteira entre o Paraguai e o Brasil.

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