TSJE lança a bola para Seprelad no caso “Beto” Denis

O TSJE abriu um resumo para seu oficial Adalberto Deniz Ortiz, que em um vídeo viralizado se orgulha de conseguir dinheiro para concorrer ao prefeito de Karapã’i. O promotor e Seprelad ainda não anunciaram nenhuma investigação.
Deniz Ortiz (ANR) é a chefe distrital do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) em Karapã’i, novo distrito de Amambay, e recebeu em outubro passado um total de G. 3.794.400, em termos de salário G. 2.688.000 , responsabilidade no escritório G. 806.400 e subsídio de saúde G. 300.000, de acordo com o site do TSJE.

No vídeo que viralizou, ele aparece coberto com pacotes de G. 100.000 contas, totalizando cerca de G. 300 milhões, e é o produto da doação de “um amigo” para sua campanha eleitoral, já que ele está concorrendo ao Partido Colorado à Intendencia de Karapã’i, como ouvida no áudio.

O funcionário da Justiça Eleitoral se declara amigo de Carlos Rubén Sánchez, também conhecido como Chicharõ, e foi ele quem divulgou o vídeo do candidato municipal nas redes sociais. Chicharõ na época estava ligado ao narcotráfico e foi processado e até preso por suposta lavagem de dinheiro.

Luis Salas, diretor de Recursos Eleitorais do TSJE, informou ontem que os Recursos Humanos da Justiça Eleitoral iniciaram o processo de resumo administrativo de Deniz Ortiz, devido a uma falha ética. Ele ressaltou que, em sua opinião, o funcionário tinha uma atitude indecente, antiética e parcialista, que afetava a imagem da Justiça Eleitoral.

César Rossel, coordenador geral da Unidade Técnica de Financiamento Político, disse que o TSJE não pode investigar Ortiz sobre a questão da origem do dinheiro e que esse inquérito deve ser feito pelo Ministério Público e pela Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro ou Propriedade. (Pré-anúncio) Ortiz aparece em várias fotografias com expoentes da ANR, como o presidente da República Mario Abdo Benítez; o ex-candidato presidencial cartista Santiago Peña e o ex-cartista colorado Marcial Lezcano, também acusado na época de estar ligado ao narcotráfico.

amambay570