SES substitui Instituto Gerir da gestão do Hospital Regional de Ponta Porã

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) definiram em conjunto a substituição da Organização Social (O.S) Instituto Gerir que administra o Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José Simone Netto desde 2016. O motivo da mudança é para evitar as sucessivas crises, além da falta do cumprimento de metas e as ações judiciais que o Instituto Gerir enfrenta em outras unidades da federação.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a decisão foi ocasionada após sucessivas crises com o Instituto Gerir e a substituição é para que não haja paralização dos serviços prestados à população. “O Governo do Estado com essa decisão não quer abandonar esse modelo de gestão. Queremos dar a oportunidade para outra Organização Social, para que possamos mostrar que é uma forma de gestão moderna, que possa dar celeridade e como resultado um atendimento melhor para a população usuária do SUS”, disse.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, está construindo alternativas pagar diretamente os salários dos enfermeiros, médicos e administrativos do Hospital Regional Ponta Porã. A SES está construindo o contrato de gestão junto à Organização Social que será a nova administradora da unidade.

O Hospital Regional de Ponta Porã é administrado por Organização Social, através do Instituto Gerir, desde 2016. A Secretaria Estadual de Saúde monitora a gestão através da equipe local do Núcleo Regional de Ponta Porã, com visitas diárias à unidade, e a Comissão de Acompanhamento Contratual de Gestão, que realiza relatórios periódicos.

Conforme relatório da comissão de acompanhamento, o Instituto Gerir cumpriu 66% das metas estabelecidas do contrato de gestão. Os repasses para a Unidade são referentes aos cumprimentos das metas contratuais.

O contrato entre o Governo do Estado e a Organização Social possui metas quantitativas e qualitativas que o gestor do hospital precisa cumprir, garantindo eficiência, eficácia e efetividade com atendimento exclusivo aos usuários do SUS no estabelecimento de saúde.

A unidade é referência de atendimento para 8 municípios da microrregião de Ponta Porã (Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru). O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade nas unidades de internação (Clínica Médica, Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica) e UTI Adulto.