Senar e Prefeitura realizam curso de cultivo de mandioca em Jardim (MS)

Lile Corrêa*

Com objetivo formar profissionais, cujas habilidades estarão voltadas a produção da mandioca, buscando o aproveitamento integral da cadeia produtiva com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social, o Senar realizou nos dias 11 e 12/5 Curso de Cultivo de mandioca, no Assentamento Quero Quero em Jardim, cidade polo da região sudoeste do MS.

 
 

De acordo com Wilson Leite doze pessoas foram capacitadas pelo instrutor Nestor Pereira e estão aptas para trabalhar “o que vai gerar emprego e renda para as famílias envolvidas no cultivo da mandioca”.

O instrutor falou sobre a Missão do SENAR e a parceria com a prefeitura municipal de Jardim, administrada pelo prefeito Erney Cunha Bazzano Barbosa.

Nas 160 horas do curso os alunos receberam instruções sobre Introdução ao cultivo da mandioca, Conceitos de mercado e comercialização, Planejamento da produção, Escolha da área de plantio, Preparo do solo, Produção e preparo de mudas, Plantio, Tratos culturais, Controle fitossanitário, Colheita, Comercialização, Empreender no campo, Prepara o local adequado para o plantio e efetua adubação. Executa tratos culturais. Controla as principais pragas. Colhe e beneficia a mandioca, observando as normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental.