Sem salário, mais de 1,2 mil trabalhadores da Solurb param atividades na CapitalNo

Desde o início desta manhã, 1.230 trabalhadores da empresa Solurb estão parados. Eles não receberam o salário referente ao mês de março e nem o ticket alimentação, no valor de R$ 417. No total, cerca de R$ 4,9 milhões são necessários para pagar a folha.

O problema ocorreu porque o pagamento através de conta judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) não ocorreu. A prefeitura alega que fez o depósito em juízo – que é como a Solurb vem recebendo desde agosto de 2015 -, mas a conta parece ter sido desativada junto com a suspensão da medida liminar que garantia o recebimento, que venceu em 31 de março.

“Em 31 de dezembro a Justiça ia cancelar o pagamento em juízo, já que haveria a partir de janeiro, nova gestão municipal. Mas pedimos pra prorrogar até junho e a juíza decidiu manter até março”, disse o presidente do Sindicato do Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (STEAC), Wilson Gomes da Costa.

Tanto os trabalhos de coleta de lixo comum, hospitalar e de material reciclável, quanto o de varrição e capina estão paralisados, pelo menos até terça-feira, quando a empresa promete realizar o pagamento. “Foi o prazo que eles nos deram e decidimos paralisar tudo, porque é nosso meio de forçar o pagamento”, sustentou Wilson.

Todos os 35 caminhões que saem todos os dias para coleta ficaram parados na garagem da empresa esta manhã, localizada na avenida Marechal Deodoro. Concentração de trabalhadores está prevista para toda esta sexta-feira em todos os prédios da empresa.