Secretário de Saúde Esclarece Compra de Sacos Especiais para Óbitos

A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna comprou 250 sacos especiais para enterrar exclusivamente vítimas de coronavírus no cemitério da cidade. O pedido foi feito de forma emergencial e atende determinação técnica para proteger os agentes de saúde, e funerário no manejo de corpos com alto risco de contágio.

Na manhã de quinta-feira (06), o secretário de Saúde Marcelo Gonçalves de Almeida, realizou uma live na rede social oficial do município, para esclarecer a compra de 250 sacos de cobertura para óbitos.

Segundo Marcelo, um cidadão lagunense, realizou uma transmissão via web, divulgando inverdades. “A compra dos sacos foi realizada logo no início do primeiro óbito, a pedido de um infectologista que estava no município, para que pudéssemos estar de acordo com o protocolo do ministério da saúde”, disse Marcelo.

Ainda de acordo com Gonçalves, no dia que aconteceu o óbito no município, o infectologista pediu que os procedimentos fossem seguidos à risca, contudo a Secretaria de Saúde não tinha esses sacos impermeáveis. “Então pedimos emprestado de uma pax do município vizinho que prontamente nos forneceu”.

E afirmou: “Não estamos prevendo que irá a óbito uma grande quantidade dos nossos munícipes, mas precisamos estar de acordo com que rege o protocolo de combate ao covid-19”.

Marcelo ressaltou que os lagunenses, estão relaxando na proteção, contra o covid-19, com realização de festas nas respectivas residências, podendo estar disseminando o vírus, no município, “então vamos evitar aglomerações e sempre usar mascaras e álcool em gel”, finaliza Marcelo.

Fonte: Alex Diniz / Jatobá Noticia