Secretaria de Saúde e NASF realizam ações da campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

O NASF de Bela Vista juntamente com a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo neste Mês Setembro Amarelo a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, pelo segundo ano consecutivo o NASF realizará a campanha Setembro Amarelo buscando conscientizar a população, planejando uma programação ao longo do mês onde haverá capacitações para as equipes de saúde, distribuição de fitas amarelas, informativos, palestras e orientações em Escolas, Hospital, CAPS e ESFs.
Segundo a psicóloga da equipe NASF, Ângela Hayd a depressão esta ligada a transtornos de humor (como depressão, esquizofrenia e bipolaridade),bullyng, falta de estrutura familiar e social, além de dificuldades socioeconômicas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% dos casos no mundo estejam relacionados com distúrbios mentais, sobretudo depressão. “Existe um sofrimento e ele precisa ser aberto. As pessoas precisam parar de julgar e ajudar, ouvir quem está com problema.”

Equipe NASF