Secretaria de Estado de Saúde transfere quatro pacientes para São Bernardo do Campo nesta quarta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, transfere mais quatro pacientes com Covid-19 para o Estado de São Paulo nesta quarta-feira (9). Com a transferência de hoje, Mato Grosso do Sul soma 25 pacientes encaminhados para serem internados em outros estados.

Serão transferidos quatro pacientes internados em unidades de saúde de Dourados. As famílias deram autorização para a transferência. O translado de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande foi feito em ambulâncias.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá decolar por volta das 16h de Campo Grande desta quarta-feira com destino ao município de São Bernardo do Campo (SP).

A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências.  O Estado também realiza tratativa para a transferência de pacientes para o Estado do Amazonas.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário do Governo de São Paulo. ”Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.

Nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sendo 7 de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado No domingo (6) cinco pacientes (2 de Campo Grande e 3 de Maracaju) foram levados para São Paulo, nesta segunda-feira (7), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo. Nesta terça-feira (8)  três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo, e nesta quarta-feira mais quatro pacientes para São Bernardo do Campo, totalizando 25 pacientes de MS enviados para internação em hospitais de Rondônia e São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que três pacientes internados em outros Estados vieram a óbito. A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu na noite desta segunda-feira (7), em Porto Velho (RO). Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense na sexta-feira (4.6). O outro é um homem de 53 anos, do município de Maracaju e que morreu nesta terça-feira (8) no Estado de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no último domingo (6). O terceiro é um homem de 66 anos  do grupo de cinco pacientes que foram transferidos nesta terça-feira (8.6) para o Estado de São Paulo. O paciente é do município de Campo Grande. Estava internado na UPA Leblon e foi encaminhado para o Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.

Airton Raes, SES

Foto: Saul Schramm/Arquivo