São Gabriel: Apesar da queda no número de casos Dengue, Saúde pede que população continue atenta

São Gabriel do Oeste teve uma significativa queda no número de casos notificados de dengue no município neste início de ano, se comparado com o mesmo período de 2016. Nas quatorze semanas de 2017 foram 96 casos notificados contra 1.511 no mesmo período de 2016, segundo dados da secretaria de Saúde do município.

A coordenadora de vigilância epidemiológica Ilaine Marocco, destaca que a população precisa continuar colaborado com o poder público para que os casos não voltem a aumentar. “Pedimos mais uma vez o apoio da população, para que cuidem e olhem de seus quintais todos os dias, temos que redobrar todo esse cuidado”, disse Ilaine.

Entre as ações da Prefeitura Municipal que contribuiu para a diminuição da incidência de casos está o mutirão de limpeza realizado no início do ano, que resultou no recolhimento de mais de quatro mil toneladas de entulhos em São Gabriel do Oeste. A ação foi resultado da união de forças entre Poder Público e a Iniciativa Privada.

Além do mutirão, a coordenadora Ilaine destaca também as medidas de controle com as visitas e orientações dos agentes públicos de saúde. Ilaine pede que os moradores recebam bem os agentes, dando atenção às orientações recebidas.

Ranking Estadual

Apesar da significativa queda no número de casos, São Gabriel do Oeste é o segundo no ranking estadual com maior incidência de notificações de dengue em relação ao número de habitantes.

Conforme a planilha simplificada divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde referente à semana 12 de 2017 no Estado, em primeiro vem o município de Camapuã com 86 notificações, em terceiro Amambai com 116 e em quarto Água Clara com 42 casos notificados.