Santos vence o Criciúma e embala no campeonato

Longe da Vila Belmiro, o Santos conquistou sua primeira vitória como mandante neste Campeonato Brasileiro. Atuando no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, já que seu estádio está entregue à Fifa para a Copa do Mundo, o Peixe derrotou o Criciúma por 2 a 0, neste domingo à noite, e emplacou uma sequência positiva na competição. São quatro jogos sem derrota. O segundo triunfo consecutivo, mesmo com um time todo desfalcado. Assim como foi contra o Bahia, no meio da semana, a equipe de Oswaldo de Oliveira soube lidar com a ausência de vários jogadores: dos considerados titulares, atuaram Aranha, Cicinho, Arouca, Lucas Lima e Gabriel.

A peça-chave do Santos foi Arouca, que começou as jogadas dos dois gols, mostrando raça e ao mesmo tempo técnica para roubar a bola no meio-campo e lançar no pé do Gabriel em ambos os lances. Primeiro, o atacante mandou para a rede. Depois, preferiu servir Diego Cardoso. Em desvantagem, o Criciúma bem que tentou igualar, mas não mostrou qualidade e sequer fez Aranha trabalhar.

O resultado fez o Santos subir duas posições na tabela. Com 14 pontos, o Peixe agora é o nono colocado, a dois de distância para o G-4. Já o time catarinense vai para a pausa para a Copa do Mundo com o sinal de alerta ligado. São 11 pontos somados, quatro a mais do que o primeiro na zona de rebaixamento.

As equipes só retornam a campo em um mês e meio. O Santos terá pela frente o clássico com o Palmeiras, como mandante, enquanto o Criciúma receberá o Fluminense no Heriberto Hulse. A princípio, os jogos estão marcados para o dia 16 de julho.