Rodovia de Bella Vista Norte a Cruces R5 tem seu primeiro trecho pavimentada

Porto Murtinho: Infraestrutura Internacional – A primeira estrada asfaltada que liga o Paraguay à região sudoeste de Mato Grosso do Sul já tem seu primeiro quilometro pavimentado, se trata do trecho de Bella Vista Norte a Cruce Ruta 5. A ruta 5 é estrada nacional de nome “General Bernardino Caballero”, que liga a cidade de Pedro Juan Caballero a Assunción passando pelas cidades de Yby Yaú, Concepcion até a capital paraguaia Assunción. 

Por sua vez a cidade paraguaia de Bella Vista Norte faz divisa com a cidade Brasileira de Mato Grosso do Sul Bela Vista, as duas cidades é ligada fisicamente por uma ponte internacional sobre o rio Apa. A estrada esta localizada na região leste do departamento de Amambay que faz divisa com o Brasil e agrega ainda os departamentos Cordilheira, Canindeyú e São Pedro.

A obra de pavimentação asfáltica começa a deixar para trás a antiga “carretera” de chão batido. A pavimentação dessa via de 77 km de extensão era um sonho antigo da população dessa região que em período de chuvas fica impossível de trafegar.

A importância deste trabalho, uma vez que essa obra vai permitir a localidade de área de influencia para obter uma conexão permanente com cidades fronteiriças do Brasil, que irá incentivar a participação ativa da região, tanto de desenvolvimento nacional aspectos internacionais, econômicos, sociais e culturais. Os benefícios que irá gerar o trabalho superam os custos de investimentos, tornando-se viável do ponto de vista técnico e econômico altamente rentável.

Assim que a obra for concluída os moradores dessa região se integrarão fisicamente por asfalto com a região turística de Mato Grosso Do Sul denominada de “circuito das águas” que abrange os municípios de Porto Murtinho, Bonito, Jardim, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Ladário e Corumbá, além de ligar com a Bolívia via Corumbá.

O projeto de pavimentação dessa rodovia foi introduzido em 2011, na gestão do então presidente Fernando Lugo com o ministro de Obras Públicas e Comunicação social – MOPC – Efraín Alegre e foi encarregado do V. Consorcio Rota. Em dezembro daquele ano, foi anunciado o início da obra com recursos do FOCEM – Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul.

No entanto, essa empreitada nunca começou por conta da instabilidade política que o país atravessou naquele período e afetou o relacionamento no âmbito do Mercosul que cancelou a verba do custo da obra. Passada a turbulência política com a posse do presidente Horácio Cartes junto com o ministro do MOPC Ramon Jimenes Gaona reiniciaram a obra.

Esta semana a nossa reportagem do Fronteiranews percorreu o trecho e foi registrada maquinas e homens trabalhando a todo vapor com vários acampamentos realizando terraplanagem e já tem 01 km de asfalto, pelo andar da obra no final do ano que vem devem ser concluída a obra.

O ministro do MOPC diz que essa obra é prioridade para o desenvolvimento da região com potencial econômico, cultural e turísticas. 

“A conclusão dessa obra de pavimentação asfáltica é de fundamental importância para os moradores, que estão ativos no setor da pecuária, agricultura e comércio, além do turismo muito forte entre o Brasil e Paraguay e acima de tudo tirar a região do isolamento histórico”, diz o ministro Gaona.

O asfaltamento dessa via interessa diretamente a região de Murtinho e o departamento do Alto Paraguay, quando chove na região do chaco os moradores usam essa via para chegar a capital do Paraguay e as outras cidades como Concepcion e Pedro Juan Caballero.