Rio Verde recebe R$ 1,1 milhão em obras de saneamento da Sanesul

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) entregou nesta sexta-feira (16) investimentos que totalizam R$ 1,1 milhão em obras de saneamento na cidade de Rio Verde de Mato Grosso.

Dentro do cronograma de obras, a cidade recebeu melhorias no sistema de esgotamentos sanitário no Bairro Paraíso Carcerense, de 2,7 km de rede coletora de esgoto, 93 ligações domiciliares de esgoto, uma estação elevatória e 86m de linha de recalque. E no sistema de abastecimento de água foi concluído o novo poço tubular profundo RVD-013, perfurado no Jardim José Antonio para atender uma população de 11 mil habitantes dos bairros José Antônio, Jardim dos Estados, Exposição, João de Barro, Aeroporto, Nova Rio Verde, Paraíso Carcerense, Novo Horizonte, Figueira.

A entrega das obras faz parte da “Rota do Saneamento”, projeto que envolve um extenso cronograma de entrega de investimentos nos municípios atendidos pela concessionária em parceria com o Governo do Estado e das prefeituras, como parte do planejamento estratégico estabelecido pela empresa, governador Reinaldo Azambuja e secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel,  em busca da universalização..

O objetivo é ampliar a rede de coleta de esgoto em âmbito estadual e melhorar o fornecimento de água tratada, dentro dos padrões estabelecidos pela Sanesul, que é referência nacional em saneamento.

No total, a “ Rota do Saneamento” pretende inaugurar cerca de 60 obras, em vários municípios, cujos recursos são em sua maioria da própria Sanesul, visando oferecer qualidade de vida à população, contribuindo assim com crescimento econômico e o aumento do índice de desenvolvimento humano das cidades atendidas pela companhia e do Estado.

O presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., disse que após a universalização da água tratada, o governo passou para uma etapa fundamental que é avançar no esgotamento sanitário.

“A perfuração desse poço traz mais qualidade de abastecimento e reservação de água em nossos sistemas, isso só acontece porque existe o envolvimento de muitas pessoas. Agora, vamos focar na ampliação do esgotamento até chegar na universalização”, destacou, referindo-se as parcerias institucionais que envolvem governo, Sanesul, prefeituras, e parlamentares estaduais e federais.

O diretor-presidente da empresa exaltou o momento positivo do governo estadual que, mesmo diante da pandemia, conseguiu fazer com que o Mato Grosso do Sul aparece em posição de destaque em âmbito nacional. “Estamos percorrendo o Estado por determinação do governador que entende a necessidade de fazer as entregas que o seu governo se comprometeu. Se existe um governo municipalista é o governo do Reinaldo Azambuja, que conversa e constrói as prioridades para cada município”.

O diretor comercial e de operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza, disse que “a entrega dessas obras à população representa saúde, bem-estar, desenvolvimento social e econômico, e melhora todos os indicadores não só de Rio Verde, mas de todo o estado”.

Agradecimentos

Além de agradecer ao governador Reinaldo Azambuja e a Sanesul pelos investimentos em seu município, o prefeito José de Oliveira comemorou os avanços, fazendo questão de compartilhar as ações com a Câmara de Vereadores.

“Esses investimentos são vistos à luz do dia, esforço em conjunto com os vereadores. No governo Reinaldo a gente tem visto a presença de um homem municipalista. Isso contagiou o seu secretariado”, disse Zé de Oliveira.

“Aqui, o Governo do Estado é amigo de Rio Verde de MT, pois aqui moram pessoas que buscam o desenvolvimento. Obrigado especial ao secretário Eduardo Riedel que sempre nos apoia”, reconheceu.

Além do presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Jr. e o prefeito José de Oliveira, participaram do evento vereadores, secretários municipais, autoridades locais, diretores e funcionários da Companhia.

Assessoria de Comunicação da Sanesul