Resumão de futebol internacional: ninguém merecia vencer mais que o Bologna neste fim de semana

O momento havia chegado para os jogadores do Bologna. Depois de várias semanas de pré-temporada, a equipe viajou até Verona para enfrentar o Hellas na estreia do Campeonato Italiano no domingo. O volante brasileiro Danilo, o atacante argentino Palacio e toda a delegação reuniram-se no hotel em que estavam concentrados pouco antes de arredarem o pé para o estádio e sofreram um susto: o que Sinisa Mihajlovic fazia ali?

Faz cerca de 40 dias que o técnico sérvio de 50 anos anunciou seu afastamento do comando da equipe para tratar uma leucemia, espécie de câncer no sangue. Desde então, não deu mais as caras no clube – embora converse com os jogadores e até passe instruções para o elenco com frequência através de videochamadas direto do hospital. Mas ele prometeu que estaria junto com o time na estreia.

– Ele nos disse no mês passado que queria estar aqui para esse jogo, mas nós não pensamos que ele realmente ia estar – confessou o atacante Orsolini, de 22 anos.O anúncio foi feito pelas redes sociais do Bologna uma hora e meia antes do início da partida: “Mr. Mihajlovic se juntou à delegação no hotel e estará na área técnica hoje”. Mais magro e sem cabelo, consequência do tratamento com quimioterapia, ele comandou a equipe durante os 90 minutos da partida e nem pareceu alguém que está se curando de uma doença grave.E o Bologna começou o jogo dando orgulho ao seu treinador com um gol logo aos 15 minutos, de Sansone cobrando pênalti. No entanto, Miguel Veloso empatou para os donos da casa pouco depois, e ficou por isso mesmo. Mihajlovic deixou o hospital pela primeira vez e viajou aproximadamente 145 quilômetros para comandar sua equipe na estreia do campeonato. Merecia uma vitória, mas saiu com um empate em 1 a 1.Vamos começar por Lewandowski, que está redefinindo nessas primeiras rodadas do Campeonato Alemão o conceito de carregar o time nas costas. Ora, o Bayern de Munique tem cinco gols na competição. Todos eles marcados pelo artilheiro polonês. Lewa guardou os três da vitória por 3 a 0 sobre o Schalke 04 no sábado. E de tudo que é jeito: pênalti, falta, finalizando da entrada da área… Levou até a bola para casa. É toda sua, monstro!

Tudo bem, mas o líder na Alemanha é o Borussia Dortmund, que venceu o Colônia de virada na sexta-feira e foi aos seis pontos. Uma porção de gente tem a mesma pontuação, mas só o Dortmund tem OITO gols marcados (cinco no primeiro jogo e três no segundo). Tá com pouca fome de gols o ataque dos caras…

Por falar em fome, a aparição do aposentado Wesley Sneijder deu o que falar no fim de semana. Embora eu não faça ideia do motivo.

Voltando aos jogos da rodada, Griezmann fez sua estreia no Camp Nou com a camisa do Barcelona no domingo. E não deixou a desejar: o atacante francês fez dois gols e comandou a vitória por 5 a 2 sobre o Betis – Alba, Vidal e Carles Péres também marcaram. Na celebração, inspirado em LeBron James, ele pegou um punhado de papel picado na beira do campo e jogou para o alto.

Boa, Griezmann! Uma comemoração bem mais fotogênica do que uma nuvem de pó de magnésio no ar.

O Real Madrid também foi a campo na rodada do Campeonato Espanhol, mas no sábado, e empatou em 1 a 1 com o Valladolid, que fez o gol de empate no apagar das luzes com um atacante chamado GUARDIOLA. Pronto, era essa a piada.

A liderança na Espanha está sendo dividida neste momento por Sevilla e Atlético de Madrid, os únicos que venceram os dois jogos até aqui.

Na Inglaterra, pasmem, o Liverpool segue passando o carro na galera. No sábado, a trupe de Jürgen Klopp venceu o Arsenal por 3 a 1 no Anfield, com dois marcados por Salah. Ambos, com contribuição de David Luiz: ele puxou a camisa do egípcio no primeiro, e o árbitro marcou pênalti; e foi deixado para trás num drible de corpo no segundo. O outro gol do Liverpool foi marcado por Matip.Com três vitórias em três jogos, o Liverpool é o líder isolado da Premier League seguido pelo Manchester City (que venceu o Bournemouth com dois gols de Agüero), com sete pontos; Arsenal, com seis; e Leicester, com cinco. O Manchester United conseguiu a façanha de perder para o Crystal Palace em casa no sábado e fecha o G-5 da competição.

Em Portugal, também teve clássico

Campeão e vice da última edição do Campeonato Português, Benfica e Porto se enfrentaram logo pela terceira rodada neste sábado. E como se chegasse na cada de alguém abrindo a geladeira sem permissão e colocando os pés sobre a mesa, o Porto venceu o Benfica no Estádio da Luz por 2 a 0, os gols marcados pelo carismático Zé Luís e pelo aprazível Marega – que, minutos antes, perdeu um gol inacreditável na frente do goleiro Vlachodimos.

Na terra dos gajos, no entanto, os líderes são Sporting e Famalicão, ambos com sete pontos. Porto e Benfica são terceiro e quarto colocados, respectivamente, com seis pontos.

Gols na Itália e azar do PSG na França

Abrimos o resumão falando do Bologna, e agora vamos para o restante da primeira rodada do Campeonato Italiano. No sábado, a Juventus, que busca só o nono título seguido do campeonato, venceu o Parma fora de casa por 1 a 0. O gol solitário foi marcado pelo zagueiro Chiellini.

Cristiano Ronaldo foi titular e fez essa cara aí quando anularam (corretamente) o gol dele.

O destaque da rodada vai também para a partida muito louca entre Napoli e Fiorentina: sete gols e vitória napolitana por 4 a 3 no fim. A Inter de Milão, apontada como uma das candidatas à briga pelo título, joga nesta segunda-feira contra o Lecce.

Na França, o angu azedou para o Paris Saint-Germain. Não basta não saber o que vai acontecer com Neymar, a equipe agora perdeu outros dois jogadores por lesão. Não, não foi um Jesé ou um Paredes: foram Mbappé e Cavani mesmo. Os dois saíram mais cedo da partida contra o Toulouse, e o jovem atacante precisou deixar o Parque dos Príncipes de muletas.

Mas fiquem tranquilos, torcedores do PSG! Vocês tem Choupo-Moting no time. O camaronês guardou dois na vitória por 4 a 0 sobre o Toulouse e mandou beijinho pro pessoal.

globoesporte