Quero ser empresário, estou preparado?






 


Em tempos desafiadores como o atual, uma pergunta ganha muita relevância entre profissionais de todas as áreas: que tal abrir minha própria empresa? Muitos desistem da ideia logo nos primeiros minutos, outros a levam para o travesseiro por muitas noites antes de descartá-la e, por fim, alguns a agarram e partem para a prática.

Se você está entre esses últimos, duas novas perguntas devem preceder qualquer movimento. Tenho perfil para ser empresário? Se a conclusão for positiva e resistir a testes e opiniões alheias, vem a segunda: estou preparado para essa tarefa?

Caso você não tenha passado os últimos anos estudando ou praticando atividades no setor no qual pretende empreender, é quase certeza que a resposta será não. Afinal, os desafios que uma iniciativa empresarial impõe vão muito além da intuição e envolvem muito mais habilidades do que a compreensão da área de interesse.

“Gosto de cozinhar, vou abrir um restaurante”. Não é bem assim. Na verdade, você nem precisa gostar de cozinhar, mas tem de entender de negócios e do mercado de gastronomia para abrir um restaurante. O conceito é velho, mas se mantém atualíssimo.

Depois de sobreviver a todos esses questionamentos e antes de partir para a “mão na massa”, siga se questionando:

– Estou disposto a me dedicar integralmente ao negócio, mesmo antes de ver os frutos?
– Tenho perfil para me relacionar e para ouvir a opinião dos outros?
– Sei gerenciar bem o dinheiro? Sou organizado? Gosto de assumir riscos calculados?
– Procuro estar sempre bem informado e sei tomar decisões rápidas?

A lista de perguntas antes do primeiro passo é interminável, mas não precisa se desesperar. Esse primeiro passo deve ser buscar ajuda de quem já conhece os caminhos. Um exemplo é a oficina “Quero ser empresário, estou preparado?”, que integra o Projeto Nascer Bem, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Voltado para o público potencial empreendedor, o evento aborda as características empreendedoras com foco no comportamento do indivíduo, bem como os reflexos nas ações do negócio, por meio da intensa discussão das características do empreendedor e de situações práticas como estudo de caso e autoavaliação.

A oficina ocorre no dia 5 de novembro (quinta-feira) em dois horários: das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30 (horário de MS), na sede do Sebrae em Campo Grande-MS (Avenida Mato Grosso, 1661). A inscrição é gratuita.

Nascer Bem
Criado para auxiliar quem sonha em abrir uma empresa ou tem um negócio com até dois anos de funcionamento e procura aprimoramento, o Projeto Nascer Bem prepara o empresário para o nascimento do empreendimento, ajudando-o a analisar se a ideia é viável e como estruturá-la e gerenciá-la.

A iniciativa do Sebrae é flexível e permite que você construa a programação de acordo com a sua necessidade e tipo de empresa (MEI, ME e EPP) até cumprir todas as etapas para estruturar o negócio. Uma das principais contribuições do projeto é a elaboração do plano de negócios, etapa crucial para se tornar empresário, seja qual for o momento.

Para outras informações sobre a oficina, clique no link http://atendimento2.ms.sebrae.com.br/ecommerce/index.php?page=curso-palestra&id=314798.

Para saber mais sobre o Nascer Bem, clique no link
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/sebraeaz/Nascer-Bem-%E2%80%93-MS?codUf=13