Puccinelli recua e reconhece que demora na entrega de patrolas não é culpa de Delcídio

Na frente do senador Delcídio do Amaral (PT), o governador André Puccinelli (PMDB) mudou, nesta sexta-feira (10), o tom o reconheceu que a demora na entrega de mais de 40 patrolas aos municípios não é culpa do petista. Anteriormente, ele garantiu que não repassou antes os equipamentos porque Delcídio não entregou lista das prefeituras a serem beneficiadas.

O senador, por sua vez, encaminhou documentos para provar que, em julho de 2010, enviou lista de municípios a serem contemplados. Diante da divergência, a reportagem do Midiamax colocou, nesta sexta-feira, Puccinelli e Delcídio frente a frente, durante a entrega das patrolas

“Vou responder por ele”, se antecipou o governador. “Mas a pergunta é para mim”, reagiu o senador. “Eu vou responder, porque já mostrei documento e para ele não te pegar no pulo”, reforçou Puccinelli. No meio do impasse, ele ainda aproveitou para alfinetar o petista: “Ele é descrente e talvez não tenha recuperação”. “Eu que não tenho recuperação?”, questionou o senador.

Encerrada a troca de farpas, primeiro, o governador garantiu que as patrolas não estão paradas há mais de um ano. “A homologação (das emendas de Delcídio e Waldemir Moka) foi em primeiro de novembro de 2012 e a liberação em 19 de dezembro”, informou.

Sobre os motivos de não entregar o maquinário no fim do ano passado, Puccinelli mudou o discurso e apresentou novas justificativas. “Não iria entregar motoniveladoras para os antigos prefeitos, esperei os novos”, disse, fazendo menção às eleições municipais de outubro de 2012.

Depois, ele informou da necessidade de cursos para capacitar profissionais a conduzirem os equipamentos e, por último, alegou que as patrolas novas precisavam “ficar nas concessionárias para bem garantir a função”.

Na hora de Delcídio falar, Puccinelli mudou de assunto e perguntou ao senador sobre projeto que prevê novas regras de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O senador insistiu e reforçou que entregou, em julho de 2010, lista dos municípios a serem beneficiados com as patrolas. “Encaminhei ao Midiamax cópia da lista”, destacou.

Sem querer ficar por baixo, Puccinelli ainda disse que ninguém foi prejudicado com a demora na entrega dos equipamentos. “Não atrapalhou nada, porque até março ninguém ocupa, até março só chove”, finalizou.

Por avaliar de forma oposta e por ver uso político do maquinário para barganhar apoio político, o PT apresentou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF). O partido alega que municípios foram prejudicados com a demora na entrega das patrolas, necessárias para a manutenção de estradas vicinais a fim de garantir a escoação da produção e o transporte escolar de qualidade.

Segundo os petistas, prefeitos relataram o uso político do maquinário para barganhar apoio nas eleições de 2014 e na eleição da Assomasul (Associações dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Delcídio reforçou o uso político dos equipamentos. 

Além dos dois, toda a cúpula política do Estado marca presença na entrega dos equipamentos. Na lista, o senador Waldemir Moka, deputados federais, estaduais, prefeitos, como o da Capital, Alcides Bernal (PP). As pratolas foram adquiridas com recurso de emenda parlamentar de autoria de Delcídio e Moka e com contrapartida do Governo do Estado.