Puccinelli e Villasanti inauguram a nova UNEI Pantanal em Corumbá

A Superintendência de Assistência Socioeducativa/SEJUSP prosseguindo o planejamento estratégico inaugurou a Nova UNEI Pantanal no município de Corumbá-MS. O Governo do Estado assumiu integralmente o custeio da obra e mobiliário para atender a respectiva Unidade, orçada em aproximadamente R$ 1.400.000,00 (Um milhão e quatrocentos mil reais).

Villasanti ressaltou a importância da inauguração da nova Unidade, que tem como objetivo oferecer condições salubres e harmônicas no atendimento ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como proporcionar aos servidores condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades recomendadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e pelo SINASE, que visam a ressocialização dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A referida UNEI dispõe de salas de aula, sala de múltiplas atividades, dormitórios, banheiros, cozinha, refeitório, lavanderia, enfermaria, gabinete odontológico, local destinado exclusivamente para a Policia Militar, espaço aberto gramado para lazer, etc.

Os adolescentes das UNEIs do Estado recebem escolarização formal exclusiva por meio do núcleo da Escola Estadual Pólo Professora Evanilda Maria Neres Cavassa, participam de Cursos Profissionalizantes através do SENAC e do PRONATEC, atividades de esporte, cultura e lazer, atendimento psicossocial, atendimentos religiosos e o acompanhamento da família.

No município de Ponta Porã, foi construída e está em pleno funcionamento a UNEI Mitaí, construída e ampliada respeitando a normas do SINASE, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Prefeitura Municipal de Ponta Porã. 

Está em fase de execução a edificação da nova UNEI Tia Aurora, no município de Três Lagoas, acompanhando rigorosamente o projeto arquitetônico previsto pelo SINASE e pelo ECA, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Prefeitura Municipal de Três Lagoas, com previsão de entrega no ano de 2014 e orçada aproximadamente em R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) com capacidade de aproximadamente 70 (setenta) adolescentes e atenderá a região do Bolsão.

Na inauguração da UNEI de Corumbá o Bispo Diocesano Dom Martinez Alvarez, citou a história de Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude e abençoou o novo espaço que abrigará os adolescentes em conflito com a lei. 

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito do município de Corumbá Paulo Duarte, o Prefeito do município de Ladário José Antonio Assad e Faria, o General de Brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, Cmt. da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco, o Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, além de autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, PMA, Deputado Estadual Carlos Marun, entre outras.

Após o descerramento da placa inaugural, pelo Governador do Estado, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Superintendente de Assistência Socioeducativa e o Diretor da UNEI Pantanal, todas as autoridades visitaram as instalações e participaram do coquetel servido na Nova Unidade, dando por encerrada a solenidade.