PROJETO MUNICIPAL FORMA CAPEÕES

O projeto Carateca de ouro com mais de 100 alunos em diversas categorias já existe no município de Bela Vista a 9 anos e vem formando diversos campeões não somente nos tatames mas também na vida, na formação do caráter e na vida, exemplo disso é o atual sensei (professor) Mwller V. de Souza, campeão mundial estudantil, acadêmico do último semestre em educação física, hoje coordenador e um dos professores do projeto junto com a também professora Larissa C. de Lima, ambos faixas pretas, Mwller 2°, e Larissa 1° Dan.

Atualmente o projeto é mantido 100% pela prefeitura municipal de Bela Vista, segundo o professor Mwller fundamental para a existência e permanência do projeto, se não fosse por isso seria impossível o sustento do projeto pois grande parte dos alunos são de família carentes e não teriam condições de pagar as aulas apesar se serem muitos dedicados, segundo Mwller o objetivo do Karatê não é apenas ensinar técnicas de artes marciais aos alunos mas também moldar o caráter ensinar disciplinas, além dos exames são cobrados bons resultados na escola, e em sua conduta na sociedade.

Os exames de faixa são realizados geralmente duas vezes ao ano, a cada 6 meses , são provas teóricas e práticas por que além das técnicas os alunos devem aprender os nomes dos golpes que são empregados em japonês, conforme os alunos vão evoluindo no esporte vão mudando de graduação que são reconhecidas pelas cores das faixas.

No último sábado dia 8 de março no ginásio municipal Tulio Loureiro houve mais uma cerimônia de entrega de faixas aos alunos depois de serem aprovados em um exame que ocorreu no ano passado em dezembro, o exame e a entrega são feitos em datas distintas para que os alunos sejam avaliados com tranquilidade e que haja confraternização com familiares, foi entregue além das novas faixas um certificado, certificando que o aluno foi aprovado em uma graduação superior, na cerimônia de entrega muitos pais e familiares se emocionaram com o desempenho e as apresentações da academia GANKAKU que mantém a parceria com o município para o andamento do projeto, entre os pais estava o Sr. Elizeu C. de Souza pai da atleta Ellen Geovanna com apenas 8 anos é uma das mais graduadas do projeto e a mais graduada da sua turma, em suas palavras o sensei Mwller disse que a aluna é exemplo para todos os demais atletas por ter uma limitação física ela se esforça e com 4 anos no karatê já está na 8 faixa e poderia estar em um nível maior mas pela sua idade não é permitido que a atleta seja avaliada outra graduação, o pai da atleta nos disse que ela é uma exemplo em casa se demostra muito determinada na academia e tem um excelente resultado na escola também, que está muito satisfeito e feliz com a sua filha e que agradece a Deus por ter um projeto desse nível que tira os jovens da ociosidade e os mantém longe dos perigos que assolam a juventude, falamos com a Sra. Zélia do Santos mãe do atleta Leomar dos santos Escobar, que também está muito satisfeita com seu filho que observa mudanças significativas no comportamento em casa e no rendimentos na escola, que está muito feliz com seu filho.

O projeto é mantido pela prefeitura é gratuito, a idade mínima é de 4 anos e são divididos por faixa etária em dois períodos, há vagas, os interessados devem fazer sua matrícula na secretaria de esporte anexo ao ginásio municipal Tulio loureiro.