Projeto “Estudantes no Controle” será lançado nesta quarta, com foco na cidadania e controle social

Alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) iniciam nesta quarta-feira (28.8) o projeto “Estudantes no Controle”, desenvolvido por meio de parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas (TCE) e Secretaria Estadual de Educação (SED).

De acordo com a Resolução que regulamentou o Projeto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 31 de maio deste ano, o objetivo é “promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa”.

Além disso, a proposta é de que na escola os alunos se conscientizem da importância de se preservar o patrimônio público, dissemine os conhecimentos e as práticas de participação no controle social e que dissemine isso nas comunidades em que vivem.

O controlador-geral do Estado, Carlos Girão, por meio do projeto “Estudantes no Controle” pretende-se também “estimular o debate sobre controle social e instigar a participação dos estudantes na gestão escolar, por meio de apresentação de uma peça de teatro, realização de auditorias cidadãs, ‘desafios’ de políticas públicas e divulgação dos canais da Ouvidoria em pelo menos 30 escolas estaduais do ensino médio, capacitando os alunos, professores e secretaria com a metodologia de identificação e resolução de problemas para as dificuldades apontadas”. Segundo Girão, as escolas que melhor realizarem as ações de acordo com o regulamento serão premiadas.

A solenidade de lançamento do projeto “Estudantes no Controle” será às 9h30 desta quarta-feira, no auditório do Sebrae/MS, com a participação de alunos e professores das escolas participantes e dos órgãos envolvidos na iniciativa – CGE, TCE e SED.

 

Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Arquivo