Prévias do carnaval já agitam municípios de Mato Grosso do Sul

 Faltando poucos dias para o carnaval, vários municípios de Mato Grosso do Sul já divulgam a programação da maior festa popular do País. Os que curtem o carnaval e gostam de uma boa folia podem aproveitar o período em alguns dos municípios sul-mato-grossenses que são boas opções por oferecerem uma agenda extensa e diferenciada, com desfiles de escolas de samba, blocos oficiais, circuito elétrico, cordões carnavalescos, desfiles culturais e matinês.

Nos municípios com tradição em festas carnavalescas, as prévias já deram início à festança nos primeiros dias de fevereiro aquecendo a população e os visitantes. As prefeituras já organizam e preparam grandes shows de rua que irão colocar os municípios em clima de folia carnavalesca.

Na Capital serão seis dias de alegria, o carnaval oficial promete muita diversão e entusiasmo ao público. O concurso de fantasias e escolha do rei e rainha do carnaval com show do Grupo Terra Samba, abriu a festa na Capital, que aconteceu na última sexta-feira (21).

Destaque para a extensa e diversificada programação que inclui o 4º grito de Carnaval dos Artesãos (27); desfile do bloco; circuito trio elétrico, matinês nos parques e carnaval gospel. Nos dias 3 e 4 de março, na Praça do Papa, haverá o desfile das escolas de samba.

Instalado há mais de 11 anos na avenida Fernando Corrêa da Costa entre avenida Calógeras e 14 de Julho, o carnaval popular de Campo Grande 2014 acontece do dia 1º a 4 de março, esperando o público de 40 mil pessoas que se reúne para essa grande festa, todos os anos.

Em Corumbá, o carnaval festejado desde o final do século XIX constitui-se em uma das mais importantes tradições populares. O carnaval de Corumbá agora é denominado “Carnaval Cultural: Patrimônio da Alegria”, com o objetivo de manter viva a tradição dos antigos carnavais e valorizar o nosso patrimônio histórico.

O Carnaval Cultural conserva uma parte importante da cultura e da história do povo corumbaense, relembrando os antigos carnavais da Capital do Pantanal.

O evento conta com o desfile de dez Escolas de Samba, 11 Blocos Oficiais, quatro Cordões Carnavalescos, além do desfile cultural que juntos trazem para desfilar na passarela do sambar aproximadamente 20 mil pessoas.

A programação do Carnaval Cultural possui diversas atividades culturais que são realizadas em um período de 7 dias em locais turísticos e centrais do município, que compõe o perímetro oficial do Carnaval, onde fazem parte a Praça Generoso Ponce, o Jardim da Independência, as ruas Frei Mariano, Delamare, 15 de Novembro, Major Gama, 7 de Setembro e avenida General Rondon. Amanhã (26), vários blocos fazem a festa. A festa acontece até o dia 4 de março.  

Confira a programação da festa em outros municípios:

Em Camapuã, o 6ª Camafolia vai trazer shows e muita alegria no carnaval de rua; já em Tacuru, de 1º a 3 de março, com o tema “Balançou Dançou”. EmCassilândia acontece em quatro noites o carnaval “Sorriso”, de 28 a 3 de março, na Praça São José, no Centro da cidade. A festa reserva shows com banda e matinê.  

Naviraí

A programação do 4º Navifolia – Carnaval Popular 2014, acontece nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março de 2014 – no Parque de Exposição “Tatsue Suekane”. Na programação, desfile de blocos carnavalescos, Show Naldo Benny, bandas e matinês.  

Jardim e Bonito

O Jardim Folia vai agitar a cidade, de 28 a 4 de março, os foliões ainda podem aproveitar para desfrutar as belezas naturais durante o período de festa.

Em Bonito, confirmado para os dias 28 de fevereiro a 4 de março o “Ecofolia 2014 – O Carnaval da Natureza”, em que a família bonitense terá um amplo espaço para se divertir com alegria e descontração. Nos cinco dias do “Ecofolia 2014 – O Carnaval da Natureza”, a animação vai ficar por conta da Banda Swing Brasil, de Presidente Prudente-SP, e DJ’s convidados, com início previsto para as 22 horas. Neste ano acontecerão duas matinês, no domingo e na terça-feira, a partir das 16 horas, com a Banda Swing Brasil animando o carnaval da criançada. 

Miranda

Em Miranda, o Micaranda também está com uma programação extensa e divertida. A folia começa no dia 28 (sexta-feira) e se arrasta até o dia 4 (terça-feira), com baile de fantasia, bandas, no sábado guerra d’água e matinês para a criançada, com concurso de fantasia. Toda festa acontece no Sambódromo Municipal, no Parque de exposições.  

Inocência

Com o tema “Inocência Folia, uma Goleada de Alegria”, acontece nos dias 28, 1°, 2 e 3 de março, no recinto da Cofapi, às 20 horas, com animação Banda Samba K. O foco da festa é a luta contra as drogas: “Seja um craque, e crack!”.  

Aquidauana

A programação carnavalesca em Aquidauana já começou e está esquentando a avenida Pantaneta com as baterias de escolas de samba. No sábado (1°), desfile das escolas, a partir das 20h30, entra na avenida as escolas Grêmio Recreativo Escola de Samba “Acadêmicos do Pantanal” e Escola de Samba “Unidos da Princesa”.

Em Piraputanga, de 1° a 3 de março, a partir das 21 horas na Praça Central. Apresentação da Banda Lual de Verão, com realização da Prefeitura Municipal de Aquidauana através da Fundação de Cultura de Aquidauana. 

Ivinhema

O município de Ivinhema será palco de uma grande festa carnavalesca que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Ao todo serão cinco noites e duas matinês. O evento será realizado na avenida Brasil, em frente à Acri (Associação Cultural e Recreativa de Ivinhema).

No dia 3 será realizado o concurso “A Mais Bela dos Blocos Carnavalescos” em que cada bloco terá uma representante, a vencedora será escolhida por meio de votação em uma enquete promovida nos sites locais.

O concurso de fantasia, modalidade adulto e infantil, categoria originalidade e beleza, será realizado no dia 4 (terça-feira) a partir das 16 horas. Todos os dias a concentração dos blocos carnavalescos que acontece na avenida Brasil terá início às 7 horas com encerramento às 10 horas, horário em que os blocos iniciam a participação na área principal da festa.  

Itaporã

O ItaFolia 2014 acontecerá nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março no Calçadão Municipal de Itaporã. No sábado (1°) show artístico e animação dos Blocos Carnavalescos. Domingo (2), matinê infantil com apresentação de dança e recreação infantil e evento noturno com show e blocos, na segunda à noite a festa continua com animação com DJ e blocos, finalizando no dia 4 com desfile de fantasias e recreação infantil.  

Fátima do Sul

O carnaval de Fátima do Sul acontece no Aqua Park, que promoverá folia durante os cinco dias de festas, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. O evento contará com atrações musicais nacionais e presenças Vips.

A folia terá início sexta-feira (28), às 10 horas no Aqua Park com a banda Sedução, grupo de pagode, Samba White e DJs. À noite na avenida 9 de Julho, a festa será animada pela dupla criadora do funknejo Cacio e Marcos e o cantor de axé Dan Swing Baiano.

No sábado (1°), às 10 horas no Aqua Park a festa será comandada pelo grupo Akazzo no Pagode, além do grupo baiano Tchakabum e a banda Sedução, que também se apresentarão na avenida 9 de Julho. No domingo (2), às 10 horas no Aqua Park os foliões serão animados pelo grupo Samba White e banda Sedução. À noite a festa será conduzida pela banda da Bahia, Empurra Aí e pela cantora gloriadouradense, que vem se destacando no Estado, Ana Karla.

Na segunda-feira (3), às 10 horas no Aqua Park, o verdadeiro carnaval da Bahia, com as bandas Empurra Aí e Mika 7, que também se apresentarão na avenida 9 de Julho. Já na terça-feira 04), às 10 horas, será o encerramento do carnaval no Aqua Park com Akazzo no Pagode e Rominho, que também encerrará a noite o Fátima Folia 2014.  

Ribas do Rio Pardo

Em Ribas do Rio Pardo, o Ribas Folia terá atrações musicais e matinês, que começam a partir do dia 1º de março e vão até a 4 de março, com chuveirada para os foliões se refrescarem. O evento acontece na Praça de eventos Ciro Abes, na avenida Nelson Lírio. 

MS Cuida

A Campanha “MS Cuida”, que visa combater a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, terá uma programação de divulgação durante o carnaval, o roteiro já está em fase de finalização. O objetivo é alertar a sociedade para a proteção das crianças e adolescentes e sobre a importância das denúncias desses crimes. A campanha é desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Para denunciar, disque 100.

Raquel dos Passos