Prefeitura capacita agentes de endemias em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria de saúde do município, realizou nesta semana, uma palestra de capacitação voltada para os agentes de endemias.

O tema da palestra foi “Segurança no trabalho para agentes de endemias”, setor que trabalha com o uso de agrotóxicos e larvicidas que matam as larvas do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito Hélio Peluffo participou do início da palestra e destacou a grande importância dos agentes de endemias na melhoria da saúde do município. “Vocês fazem o trabalho de prevenção, de combate real ao mosquito transmissor de várias doenças. Assim como cuidam da nossa população, a prefeitura de Ponta Porã tem a obrigação de cuidar dos agentes”, declarou o prefeito Hélio Peluffo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Letícia Soares, é necessário todo cuidado e orientação para não causar nem um mal na saúde do trabalhador. E por isso e a Vigilância em Saúde do Trabalhador, através da Secretaria Municipal de Saúde, preocupados com o intenso trabalho que a equipe de endemias tem enfrentado, realizou na última terça-feira, orientações e prevenções com os cuidados com os seus afazeres e também a importância do uso dos equipamentos de proteção durante a manipulação e o desenvolvimento dos trabalhos realizados em vários bairros do município.

“A Prefeitura de Ponta Porã, a Vigilância em Saúde do Trabalhador e a Secretaria de Saúde, trabalham para que os agentes de endemias possam ter saúde para cuidar da saúde da população”, afirmou Letícia Soares, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Para o secretário de saúde do município, Dr Patrick Derzi, os cuidados com os agentes são de suma importância para um combate eficiente do mosquito Aedes Aegypti. “Cuidar da saúde dos agentes de endemias, é tão importante quanto combater a proliferação do mosquito. Com eles capacitados, o município tem muito mais condições de realizar um trabalho eficiente.

A capacitação dos agentes é uma preocupação constante da secretaria de saúde”, afirmou Patrick.

AD