A Prefeitura de Campo Grande anunciou nesta quinta-feira (25) a conclusão das reformas feitas no Estádio Jacques da Luz, no Moreninhas. Apesar da notícia ser considerada positiva pelo surgimento de uma alternativa aos clubes da Capital, que não podem atuar com torcida no Morenão, o Novo, parceiro do Poder Executivo na obra, não tem o que comemorar: a equipe não vê como conseguirá a liberação do local a tempo de sediar nesse estádio o confronto com o Salgueiro, de Pernambuco, pela primeira fase da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (31).
Américo Ferreira, presidente do Novo, é taxativo: “a situação é de desânimo”. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) define até esta sexta-feira (26) o estádio onde acontecerá a partida. E a tendência atual é que o jogo vá para o interior.
“Infelizmente a gente não tem a certeza que a promotoria (Ministério Público Estadual) vai liberar só protocolando os laudos. É a mesma situação do Morenão”, disse Américo, ao Portal Correio do Estado. “Confesso que já estou desanimado.”
Segundo o dirigente, a questão atual é a seguinte: falta ao Moreninhas os laudos emitidos pela Polícia Militar sobre segurança. Acontece que dos três clubes que protocolaram pedido para atuarem no local, o Comercial ainda não apresentou suas garantias, como empresa de segurança contratada.
“Da nossa parte está tudo certo, só precisamos que PM (Polícia Militar) e MPE se pronunciem, só isso. Vamos perder de todas as formas atuando no interior. Tudo que precisamos é que a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) nos ajude”, disse Américo.
Uma reunião está agendada para a tarde desta saexta-feira (26) na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para tratar da questão. A hipótese mais considerada prevê a transferência do jogo para Rio Brilhante, onde o Operário já vem jogando pelo Estadual.
Segundo a prefeitura, foi um mês de obras no Moreninhas, com a adequação do campo às exigências da CBF e pintura dos 3.800 lugares. A parceria com o Novo se deu como colube fornecendo o material e o poder público a mão de obra. A Funesp promete divulgar no próximo dia 1º de fevereiro o calendário esportivo oficial da Capital.
