Populares poderão assistir simulação de ataque do “novo cangaço” na quarta

Na quarta-feira (30), às 23h, órgãos de segurança, como o Bope (Batalhão de Operações Especiais), 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e 9ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) efetuarão a simulação de um ataque a instituição financeira, conhecida como “Novo Cangaço”.

Esse é o segundo simulado em menos de três anos. Quem quiser acompanhar como expectador poderá fazê-lo, no entanto, as autoridades de segurança ainda não divulgaram o local exato da ação.

Conforme o tenente-coronel da Polícia Militar, Helbert Souza, “o interessante seria que a população participasse para que ela entendesse como é que funciona um exercício simulado de domínio de cidade”.

Em 2020, quase 200 policiais participaram da simulação, “o grande plus da segurança pública na cidade de Dourados é a integração entre as forças. Todas as polícias trabalham em conjunto pelo bem e pela segurança da população”, enfatizou o Major Torres, da 9ª CIPM.

De acordo com o tenente-coronel Vinicius de Souza Almeida, comandante do Bope, Dourados reúne características que chamam a atenção dos criminosos, por ser região de fronteira, ter base de valores e presídio, por exemplo.

Devido a isso, os agentes de segurança precisam saber o seu papel caso ocorra algum ataque, “é claro que não vamos mostrar todo o nosso plano, tem parte dele que não será executado, até mesmo para a gente, de forma sigilosa, não mostrar todo o nosso planejamento para os criminosos”, explicou o tenente-coronel.

Explosões e tiros de festin acontecerão durante o simulado, mas não é necessário temor por parte da população.

Novo Cangaço

Neste tipo de simulação, tudo é voltado para preparação dos agentes para o atendimento a ocorrências de grandes proporções como a ocorrida em Criciúma (SC).

Em novembro de 2020, cerca de 30 homens com armas de grosso calibre cercaram a área central da cidade catarinense, onde fica o banco, provocaram incêndios, bloquearam ruas e acessos e atiraram várias vezes. O total de R$ 125 mi foi levado pelos criminosos.

Por – Douradosnews