Polícia Civil realiza Operação de combate ao tráfico de drogas em Dourados e outros 9 municípios

douradosagora

As Polícias Civis de Mato Grosso do Sul e São Paulo deflagraram nesta sexta-feira (28) operação conjunta denominada CÉRBERO. A ação policial visa o combate do tráfico de drogas interestadual e local. Ao todo estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 25 mandados de busca domiciliares. As diligências estão sendo realizadas nas cidades de Nova Andradina/MS, Ivinhema/MS, Batayporã/MS, Dourados/MS, Rosana/SP, Marília/SP, Pres. Prudente/SP, São José dos Campos/SP, Teodoro Sampaio/SP e Caiuá/SP.

A Operação conta com 96 Policiais Civis e 32 viaturas distribuídas entre os dois Estados. O resultado das diligências policiais e dados pormenorizados serão divulgados em nota à imprensa ao final dos trabalhos.

As investigações foram iniciadas pela Polícia Civil Sul-Mato-Grossense, na cidade de Nova Andradina, por intermédio da SIG – Seção de Investigações Gerais, em novembro de 2018, dando origem à operação “GÊNESIS”, em referência aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas. Após intensas investigações desenvolvidas na operação GÊNESIS, foi descoberta uma associação criminosa responsável pelo comércio de drogas ilícitas em Nova Andradina e região, o que promoveu o intercâmbio de informações entre as polícias dos dois Estados.

O avanço das investigações permitiu o desmantelamento de cinco associações criminosas que atuavam de forma independente, mas todas voltadas à revenda de drogas e ao transporte interestadual dessas substâncias ilícitas de um estado para outro. Segundo apurado, os integrantes dessas associações criminosas transportaram nos últimos meses cerca de 800 kg de drogas ilícitas entre os Estados.

Visando o sigilo e maior eficácia, ambas as instituições decidiram deflagrar em conjunto a operação CÉRBERO, cumprindo todas as ordens judiciais e demais medidas ostensivas de investigação em um mesmo dia.

As provas serão compartilhadas entre as Unidades Policiais envolvidas, a fim de se reforçar todo o arcabouço probatório já obtido. Segundo o delegado Ramon Euclides Guarnieri Pedrão, responsável pela Delegacia de Polícia de Rosana/SP (1º Distrito Policial – Primavera), tal ação em conjunto é uma resposta de ambas as instituições policiais ao crime organizado e que apenas demonstra a sintonia existente entre as Polícias Judiciárias, sempre alinhadas no combate ao crime.

O delegado Rafael de Souza Carvalho – titular da Delegacia de Nova Andradina acrescenta que mais ações concatenadas desse tipo serão desenvolvidas pelas Polícias Civis dos dois Estados limítrofes visando combater principalmente o tráfico de drogas interestadual e local.

OPERAÇÃO CÉRBERO

O nome da operação, que na mitologia grega era um monstruoso cão de três cabeças, faz alusão ao fato de que a droga dessas associações para o tráfico de drogas, ora investigadas, provém do município de Dourados/MS, passa por Nova Andradina/MS, local em que parte da droga é distribuída, e despois segue para o Estado de São Paulo. Assim, torna-se necessária a repressão uniforme e simultânea em três frentes. O nome de batismo da operação também é uma alusão às três investigações iniciais que resultaram em sua deflagração.