PF deflagra operação contra desvios na hidrelétrica de Belo Monte

Com seis mandatos de busca e apreensão, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Leviatã. A ação que faz parte da Lava-Jato irá fazer também a apreensão expedida pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal, referentes ao inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Lava-Jato e mira desvios e pagamento de propina nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo informações do site O Globo, os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Brasília e Belém, nas residências dos investigados e escritório de trabalho e entre os alvos está o filho de um senador da República e um ex-senador ligado ao mesmo grupo político.

Entre os alvos da operação estão os principais envolvidos no esquema de repasse de valores aos agentes políticos. As medidas decorrem de representação formulada pela Polícia Federal no curso de inquérito que apura pagamento de propina a dois partidos políticos, no percentual de 1% sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A operação foi batizada de Leviatã em alusão à obra do filósofo político Thomas Hobbes, onde afirmou que o “homem é o lobo do homem”, comparando o Estado a um ser humano artificial criado para sua própria defesa e proteção, pois se continuasse vivendo em Estado de Natureza, guiado apenas por seus instintos, não alcançaria a paz social.

Mariana Anjos