Pedro Juan lidera o ranking mundial de assassinatos sob demanda e Guairá è es Europa

Até agora, neste ano, 136 assassinatos foram registrados a pedido no departamento de Amambay, onde é registrada a maior taxa de mortes violentas. Pedro Juan Caballero chega a quebrar a média mundial de cidades inseguras. Enquanto Guairá se assemelha a uma cidade européia em termos de alta segurança.
O procurador Ricardo Merlo, presidente da Associação de Promotores do Paraguai, mencionou à rádio Universo que nosso país é muito assimétrico em relação às estatísticas dos índices de insegurança na comparação de cidades.

Os locais mais perigosos são Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este, disse ele. Por outro lado, Pilar, Itapúa, Misiones e Guairá são os locais com os maiores números de segurança.

Merlo destacou que Guairá é um exemplo porque apresenta um nível europeu devido ao baixo índice de violência e, pelo contrário, Pedro Juan Caballero mostra um nível mais alto de insegurança, mesmo no nível mundial.

O entrevistado explicou que a PJC é uma área em que o tráfico de drogas está presente. “Isso gera um mundo paralelo de ilegalidade, é por isso que esses tipos de eventos ocorrem. Existe uma via de drogas que faz a existência desses tipos de cartéis ”, afirmou.

Apesar dos crimes cometidos, em Amambay existem poucos casos de crimes comuns (como os praticados por motochorros), uma vez que os narcos não concordam que haja uma criminalidade que nada tem a ver com o crime organizado, porque atraem muita atenção. das autoridades de segurança, de acordo com o agente. Comparado ao que acontece na Favela do Rio de Janeiro, onde territórios são disputados e homicídios são produzidos mediante solicitação.

Por outro lado, ele disse que, embora o Chaco tenha uma baixa taxa de criminalidade, a abominação que muitas vezes é gerada com extrema violência está muito presente

OS ASSASSINOS A ORDEM

Somente em Amambay, de janeiro até o momento, 136 assassinatos foram cometidos sob demanda, de acordo com dados tratados por jornalistas da região. A Polícia Nacional disse que não tinha uma cifra exata em relação aos casos de assassinatos contratados, tanto nessa área quanto no resto do país, uma vez que registravam apenas mortes violentas em geral.

De acordo com o Departamento de Estatística da Polícia, de janeiro a novembro deste ano, foram relatadas 499 mortes indevidas em todo o país, dos quais 127 casos (oficiais registrados) ocorreram apenas no departamento de Amambay. Deste último número, 123 vítimas são homens e quatro são mulheres. Principalmente os assassinatos foram realizados com uma arma de fogo.

A Diretoria do Observatório Nacional de Segurança Cidadã e Coexistência do Ministério do Interior, em suas estatísticas de homicídios dolosos que, em relação ao homicídio doloso, em 2018 houve 497 casos, dos quais 116 mortes violentas correspondem a Amambay. No geral, em 2018, houve apenas mais um caso do que em 2017.

O comissário Ignacio Rodríguez, diretor de polícia de Amambay , havia dito à rádio Monumental que nesta cidade era costume contratar os serviços dos pistoleiros em caso de qualquer problema que os cidadãos tenham. “Infelizmente, as pessoas antes de fazer uma reclamação sobre algo preferem ir aos serviços do assassino contratado. Era comum aqui nos casos fronteiriços de assassinos contratados ”, afirmou.

Na região fronteiriça do país, é vox populi que os “honorários” dos pistoleiros (geralmente agem entre dois, de motocicleta) variam de cinco milhões de guaranis para a frente, dependendo do “status” da vítima e do perigo da morte. missão

ÚLTIMOS CASOS DE SICARIATO

Estes são alguns dos casos de sicariato publicados na imprensa, nos últimos meses:

7 de dezembro de Nueva Esperanza, Canindeyú: Lionel Rojas Jara (23), com um histórico de tráfico de drogas, e sua namorada Mariela Quiñónez González (22) foram mortas por dois homens quando chegaram ao arrendamento onde moravam.
6 de dezembro, Pedro Juan Caballero, Amambay: Alan Waldir Correa Da Silva e João Céspedes, ambos brasileiros, foram mortos na linha internacional entre Brasil e Paraguai.
5 de dezembro, Pedro Juan Caballero, Amambay: O corpo sem vida de Alex Xioli Areco Aquino (14) foi encontrado dentro de um tambor, a 500 metros da fronteira, no lado brasileiro.
5 de dezembro, Coronel Oviedo, Caaguazú: o ex-Carlos Rafael Ortega Portillo (50) foi morto ao entrar em sua casa.
25 de novembro, Ciudad del Este, Alto Paraná: Adrián Alfredo González Cochere, 32 anos, foi morto em vias públicas. Em 2017, a agora vítima havia matado um criminoso que entrou para roubar a empresa onde trabalhava.
13 de novembro, capitão Bado: Pedro Porfirio Pereira Palacios (50), conhecido como Polaco , que registra registros de violência familiar, foi assassinado na frente de sua casa.
6 de novembro, San Pedro del Paraná, Itapúa: Marcelino Fernández Osorio foi morto perto de sua casa.
25 de outubro, Pedro Juan Caballero, Amambay: Emmanuel Díaz Gómez, 23 anos, foi assassinado, suposto ex-braço direito de Elton Leonel Rumich da Silva, também conhecido como Galán, considerado a liderança número um do PCC. Naquele dia, eles também foram vítimas de outro ataque dos assassinos Darío Milciades Morínigo, oficial da NCO, e Luis Alberto Giménez, também conhecido como Locote .
24 de outubro de Pedro Juan Caballero, Amambay: Alexander Michael Robles (30) foi morto no quintal de sua casa. Aparentemente, ele fazia parte do grupo liderado pelo narcotraficante Levi Adriano Felicio.
17 de outubro de Encarnación, Itapúa: Agustín Morínigo (44), com histórico de contrabando, foi morto por estranhos dentro de sua casa.
9 de outubro, Capitão Bado, Amambay: o corpo de Josué Cardozo Martínez foi encontrado.
8 de outubro, Pedro Juan Caballero, Amambay: Virgilio Vera, também conhecido como Preto (45), foi baleado na frente de seu negócio de jogos clandestinos.
8 de outubro, Capitão Bado, Amambay: O corpo de Roberto Portillo foi encontrado, apresentando queimaduras e feridas no abdômen e na cabeça, além de ferimentos a bala.
7 de outubro, Pedro Juan Caballero, Amambay: Marcelino Soler (42) foi morto em vias públicas.
2 de outubro, Salto del Guairá, Canindeyú: Lorenzo Junior Villar Riveros, paraguaio, e Leandro Alves, brasileiro, foram crivados por dois homens. Antes deste episódio, há um ano, não havia casos de assassinos contratados naquela cidade.
14 de setembro, Carlos Antonio López, Itapúa: Carlos Jorge Delvalle Lugo (50) foi morto dentro de seu comércio.
13 de julho, Pedro Juan Caballero, Amambay: Pablo Augusto Ramírez Bareiro (22) e Robson Geovane Acosta Pérez (25) foram mortos no centro.

amambay570