Os Irmãos bela-vistenses Rodrigues – E a arte de assar churrasco na brasa

Conta à lenda que o homem só descobriu o fogo porque precisava achar uma forma de preparar um bom churrasco de dinossauro. Brincadeiras à parte. Logo após a descoberta do fogo, o homem aprendeu a assar as carnes tornando-as dessa forma mais saborosas, macias e de digestão mais fácil.

Aqui em Bela Vista, terra de eximimos assadores de churrasco, quero falar dos irmãos Afonso Rodrigues, Ademir Rodrigues (Miro) Ademar Rodrigues (Dema), João Rodrigues (Maravilha), Valdir Rodrigues, Gilsemar R Rodrigues e Willian Gonçalves. Esses irmãos estão há 25 anos preparando a mais deliciosa e tradicional comida da fronteira, o churrasco.

É claro que algumas culturas são mais criativas do que outras, bem como algumas regiões mais ricas em ingredientes. Isso sim faz a diferença e demonstra a criatividade de cada cultura.

No Mato Grosso do Sul, o churrasco tradicional é feito em pedaços de carne muito grandes e em fogo de lenha no chão. Os espetos de madeira são cravados no chão, na diagonal e perto do fogo. Dali se tiram lascas das partes externas mais assadas, enquanto as mais internas ficam assando.

Para Ademir – mais do que uma comida, mais do que uma forma de cozinhar. O churrasco é uma paixão que une o Bela-vistense.

De acordo com o assador Dema – o fogo deve ser aceso bem antes do horário de servir as carnes, para se obter um braseiro parelho e forte, com mais brasas do que fogo. Enquanto o fogo é feito, pode-se preparar aperitivos para amigos e família.

Em Bela Vista, o churrasco se come recém-saído da brasa, na tábua do assador, com farinha ou molhos, bem ou mal passado, com mandioca, conforme o gosto. Mas há quem preferira seu próprio prato, completando-o com saladas, por exemplo.

O churrasco ganha mais e mais força num país que já o escolheu como patrimônio cultural: técnicas de assados, tipos de cortes e carnes, procedência da criação com manejo, temperos são alguns dos ensinamentos dos irmãos Rodrigues que esbanjam talento na hora de assar churrasco.

Os irmãos falam com paixão da profissão de assador de churrasco, um universo que vai muito além de apenas acender o fogo e repousar a carne! A busca da perfeição, o amor pela arte de assar faz do assador um maestro regendo sua orquestra! O som: brasas estralando, carnes assando e mandíbulas em movimento anatômico com olhares e reações, são a maior gratificação desses talentos irmãos.

O churrasco é a cozinha do plural, um encontro de almas, uma celebração de espírito. Nele se celebra a amizade e o amor.

Preparo – Preparar um bom churrasco nem sempre é uma tarefa fácil porque requer certo planejamento para que tudo saia conforme o esperado. A escolha das carnes é importante.

Basicamente, para o preparo de um churrasco é necessário um bom corte de carne, sal e carvão ou lenha. A conta para a quantidade de carne por pessoa é muito simples. Na maioria dos casos, 300g de carne pura por pessoa são suficientes. Leve em conta o tipo de corte, pois alguns podem conter ossos e gorduras.

Temperos – Sal grosso ainda é o tempero mais conhecido por aqui. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira. Após estar bem assada, bate-se de leve na carne para retirar o excesso de sal. Isso não impede de colocar a criatividade em ação. Pode-se acrescentar ervas azeites, marinadas, especiarias e, diga-se de passagem, algumas carnes ficam muito mais saborosas quando bem temperadas.

Ademir Mendonça – Fronteira News