Opinião: goste o torcedor ou não, é preciso valorizar o trabalho de Luxemburgo no Palmeiras

Aspectos positivos do técnico vão além dos bons resultados conquistados

Campeão paulista, 100% na Libertadores, segundo melhor aproveitamento do Brasileirão e apenas duas derrotas no ano. Um retrospecto que provavelmente deixaria qualquer torcedor satisfeito. Menos o do Palmeiras!

São esses os números do Verdão na temporada. Por isso, como diz o título deste texto, goste você ou não, palmeirense, é preciso valorizar muito o trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Obviamente ele não é perfeito, mas não merece muitas críticas e até protestos que vêm (vinham?) acontecendo.

vitória por 2 a 1 sobre o Bolívar, fora de casa, foi mais um exemplo do que é esse Palmeiras. Não é o time do desempenho brilhante, mas sim do resultado e da efetividade. E o principal: é uma equipe que sabe se adaptar, inclusive taticamente, ao que enfrenta naquele momento. Faz o que é preciso pra cada jogo, mesmo com as mudanças na escalação. Tem dado certo na maioria das vezes.

Mais notícias do Palmeiras:
+ Veja as notas dos jogadores na vitória em La Paz
+ Luxa valoriza estratégia e quebra de tabu na Bolívia

Em La Paz, a opção foi por uma formação um pouco mais fechada, praticamente um 4-4-2 com a bola e um 4-5-1 sem ela. Rony e Raphael Veiga acompanhavam os laterais, enquanto o restante povoava o meio. No fim, eram três zagueiros. Mais uma variação tática como adaptação ao que o jogo pedia. Uma vitória sem sustos em um lugar no qual raramente os times brasileiros vencem.

Você já viu o Palmeiras jogar com três atacantes, com dois, com apenas um, com mais velocidade, com menos, com o meio de campo mais leve, mais pesado… E vai ser assim até o fim da temporada.

O trabalho de Luxemburgo tem muitos méritos. Subir, lapidar e lançar garotos, como Gabriel Menino e Patrick de Paula, pilares da equipe, talvez seja o mais vistoso.

Luxemburgo durante Bolívar x Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras

Luxemburgo durante Bolívar x Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras

Mas ele também manteve uma defesa extremamente segura e construiu um time vencedor. Com muito menos dinheiro e reforços que seus antecessores e tendo que fazer uma reformulação no elenco, além de enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus.

Concordo com aqueles que dizem que o Palmeiras precisa jogar melhor. Isso é inegável. Acho que houve uma evolução e a equipe tem feito bons jogos, como contra o Corinthians.

Mas ainda oscila nesse aspecto, o que é totalmente normal após tanto tempo de paralisação e pouco tempo para treinar. Também houve atuações decepcionantes, principalmente dentro de casa e isso precisa ser corrigido, por técnico e jogadores.

Mas um futebol tão nivelado como temos no Brasil hoje, muitas vezes por baixo, é difícil esperar grandes jogos e atuações incríveis das equipes. E em um ano tão atípico, com tantas mudanças (lembrem-se que o maior jogador dos últimos anos do clube saiu no meio da temporada), ganhar e ser campeão vale muito mais do que supostamente jogar bonito.

Nove meses depois do retorno dele ao clube, há muito mais aspectos positivos do que negativos a se apontar no trabalho de Luxa. E não é só nos resultados. Está longe de ser intocável, mas merece muito mais reconhecimento por parte daqueles que tanto criticam o atual Palmeiras.

+ CLIQUE AQUI e leia mais notícias do Palmeiras

Fonte: globoesporte