O TRADICIONAL GRE-NAL INSPIRA NOME DE COMÉRCIOS EM BELA VISTA
***Edson Lacorte***
A rivalidade saudável entre Grêmio e Internacional, o tradicional GRE-NAL , confronto entre duas das maiores equipes de futebol do sul do país, é predominante no Rio Grande do Sul.
Lá você é Grêmio , ou é Internacional.
Essa rivalidade ultrapassou as fronteiras, e agrupou centenas ou milhares de torcedores e simpatizantes dos times além fronteiras do estado por todo o Brasil.
São as torcidas organizadas.
Aqui em Bela Vista temos dois exemplos dessa rivalidade saudável em dois estabelecimentos comerciais.
A Tapeçaria Internacional e o Salão de Cabelereiros Tricolor Gaúcho Grêmio.
O Salão Grêmio Tricolor Gaúcho atende os moradores de Bela Vista , com cortes de cabelos estritamente masculinos, o nosso tradicional “ barbeiro” ou o popular “peluquero” como falamos aqui na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Noeverli Laranjeira com o seu salão, está localizado à mais de 10 anos no bairro Costa e Silva.
Antes de cortar cabelos , foi auxiliar de serviços gerais , “já trabalhou no pesado” como diz ele, mas foi o desejo de um trabalho limpo , mais leve e na sombra, que o levou a profissão de barbeiro quando morou em Campo Grande.
O nome do salão foi escolhido por ser torcedor de carteirinha ( como mostra ele, com ela na mão) do Grêmio o Tricolor Gaúcho.
Seu salão está preparado, com ambiente agradável , ar condicionado, para deixar os clientes a vontade e bem acomodados.
Noeverli Laranjeira se diz realizado e agradecido com a profissão que exerce.
A Tapeçaria Internacional de Joel Carvalho está a mais de 20 anos realizando trabalhos e fazendo consertos em tapeçaria de carros , sofás , cadeiras e estofamentos em geral, para brasileiros e paraguaios.
Dél , como é chamado o tapeceiro Joel , começou bem jovem na profissão, pela necessidade de trabalhar, ganhar seu próprio dinheiro.
Começou à aprender a profissão, como ajudante de tapeceiro nos idos dos anos 1998 , na Tapeçaria Neta ( não existe mais na cidade ) de Júlio Cesar Aquino.
Ele guarda com orgulho o primeiro alvará de localização.
Com seu trabalho reconhecido pelos bela-vistenses , a Tapeçaria Internacional é referência no centro da cidade, e presta serviços para as duas cidades, Bela Vista-Brasil e Bella Vista-Norte Paraguai e região.
A Tapeçaria Internacional está localizada na Rua Santo Afonso, na área central da cidade, próximo ao campo de poló do 10ºRc Mec.
Por ser um torcedor do time colorado, Joel tem no seu estabelecimento comercial vários objetos que simbolizam a sua admiração pelo time gaúcho, como a tradicional garrafa térmica ( aquela pra tomar tereré ), com o nome do Internacional, Calendário do ano , bandeira , e é claro a placa de indicação com o nome da tapeçaria.
Essa rivalidade saudável, que tanto orgulha o futebol gaúcho e o povo rio-grandense muito tem contribuído para o desenvolvimento de Bela Vista, com a existência desses dois comércios.
Nota da Redação: Como ambos são torcedores, possuem camisetas dos seus times.
Conheça um pouco do hino do Internacional.
Glória do desporto nacional
Oh, Internacional
Que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes
Feitos relevantes
Vives a brilhar
Correm os anos, surge o amanhã
Radioso de luz, varonil
Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil.
Hino do Grêmio
Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver
Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver.
Que esta rivalidade se perpetue pelos tempos, e que seja sempre no âmbito do campo de futebol, sempre respeitando as regras e os torcedores adversários.
Você pode torcer pelo seu time de coração sim, mas deve respeitar o adversário, pois ele é apenas um adversário e não é seu inimigo.
E aqui em Bela Vista, como bela-vistense mesmo, temos que agradecer e nos orgulhar de ter dois comércios que atendem e prestam serviço a população da fronteira.
(lacortereporter)