NOTA PREFEITURA DE BELA VISTA-MS

A Prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital São Vicente de Paulo, informa que o caso SUSPEITO de coronavírus divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde, na verdade é de uma paciente indígena da Aldeia Piracuá e que se encontra internada e em isolamento na cidade de Antônio João.

Esclarece que, apesar de a Aldeia Piracuá pertencer ao município de Bela Vista, a responsabilidade pela saúde dos indígenas é do Distrito Sanitário Especial Indígena, que fica localizado em Antônio João. No entanto, o município se coloca inteiramente a disposição para qualquer auxílio à cidade vizinha, bem como se mantém na torcida para que o exame – que sai entre 24 e 72 horas -, mais uma vez dê NEGATIVO.

A Prefeitura bela-vistense ressalta também que trabalha constantemente em conjunto com o núcleo de Antônio João e, em parceira mais uma vez, providenciarão as próximas medidas preventivas que tomarão com os indígenas da aldeia. A responsabilidade por exames, hospitalização e encaminhamentos é de Bela Vista, mas a atenção básica fica a cargo de Antônio João.

O município destaca também que tem seguido todos os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. E, que só se pronuncia quando possui os resultados oficiais.
PS: O Distrito Sanitário Especial Indígena de Antônio João é responsável pela Atenção Básica de Saúde dos indígenas. Exames, hospitalização e encaminhamentos são de responsabilidade de Bela Vista. A paciente só está em isolamento no município vizinho porque foi o local onde ocorreu o primeiro atendimento.

Fonte: Jesyel Carvalho