Nesta Sexta-feira 12 de Junho Comemora a Paz del Chaco, Fim da Guerra Entre Paraguay e Bolívia











A Guerra do Chaco foi um conflito entre dois paises da América latina, Bolívia e Paraguay, tiveram origem pela disputa territorial da localidade conhecida como Chaco Boreal, em território Paraguaio, a disputa entre os dois países vinha da época colonial, pois uma fronteira entre dois vice-reinados espanhóis passava pelo Chaco sem ser bem-definida.

A Bolívia queria uma saída para o oceano Atlântico, mas a perda do território na Guerra do Pacífico (1879-1883) contra o Chile, foi o que desperto o desejo de uma saída para o mar através do navegável rio Paraguai, mas para ter acesso ao rio era necessário tomar o Chaco em território paraguaio. 

A Bolívia tinha três milhões de habitantes e o Paraguai apenas um milhão, Mas não era apenas em números de recrutas que a Bolívia era superior, Sua economia na época mesmo estando em graves crises, também era três vezes mais rica baseada na mineração de estanho e prata, também Petróleo e gás que foram achados na Bolívia.

Economicamente era diferenças muito grandes em comparação a frágil economia agropecuária do Paraguay, as forças armadas Bolivianas também estavam bem mais equipadas, foi à primeira guerra internacional latino-americana utilizando aviões e bateria aérea, a Bolívia foi o primeiro país a utilizar esse poder de fogo contra um país Vizinho (latino-americano).

O Paraguay não contava com artilharia nem força aérea, suas armas eram de mão, e mesmo assim os heróis paraguaios venceram a guerra. A Guerra do Chaco se estendeu de 1932 a 1935 teve um saldo de mortos de 65 mil Bolivianos e 35 mil Paraguaios, no dia 12 de junho de 1935 teve fim a Guerra do Chaco, com a vitória Paraguaia e a continuidade do domínio sob aquele território.

Em Abril de 2009 os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai e Evo Morales, da Bolívia, assinaram em Buenos Aires na Argentina, um acordo que põe fim, de forma pacífica, ao conflito iniciado em 1932.

 

Reportagem: Odair de Oliveira.