Em visita a Campo Grande a convite do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Geraldo Alckmin, do mesmo partido, afirmou na manhã desta quarta-feira (29) que há negociação em andamento com o Operador Nacional do Sistema (nos) para aumento de vazão nas barragens do Rio Tietê e o Rio Paraná, que está entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Segundo o governador de São Paulo, o objetivo da negociação é retomar o uso logístico da hidrovia Tietê-Paraná com investimento, entre Estados e União, de R$ 1 bilhão.
“Oito milhões de toneladas deixaram de ser transportados pela hidrovia para seguirem por meios rodoviários. Temos um trabalho com o ONS para aumentar o quanto antes o nível na barragem de Ilha Solteira e Três Irmãos para recompor a hidrovia”.
Alckmin ainda pontuou que os efeitos do El Niño podem colaborar com chuvas acima da média, revertendo os efeitos da seca que atingiu com intensidade o estado paulista.
Pela hidrovia são transportadas cargas de celulose, madeira, carne e industrializados, hoje sendo escoados por rodovias.
Fonte: Correio do Estado