Mulheres representam 38% da classe empresarial de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul tem o maior percentual de mulheres empreendedoras do país, na comparação com os demais estados. Relatório especial “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, desenvolvido pelo Sebrae em 2019, mostrou que 38% dos negócios do Estado são de mulheres.

O resultado sul-mato-grossense ficou acima da média nacional, de 34% de donas de negócios. Estão empatados em segundo lugar Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Norte, todos com 36% de empresárias.

O estudo também mostra que a conversão de “empreendedoras” em “donas de negócios” é 40% mais baixa, quando comparado aos homens. Ou seja, há uma desistência maior pela parte feminina até o sucesso da empresa. Além disso, a proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres, com 44%, contra 32%, no caso deles.

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck destaca que o setor de serviços é o grande impulsionador da economia estadual e onde a mulher tem papel fundamental, por ter encontrado maneiras de conciliar a vida pessoal com a profissional com resultados excelentes à sociedade. “Com a mulher tendo mais acesso à informação há muito espaço no mercado. O crescimento da economia passa necessariamente pelo uso mais intensivo da mulher no mercado de trabalho, por que existe uma força de trabalho disponível que pode  ser ocupada. Então numa retomada da economia, é natural que a mulher consiga ter uma posição melhor”.

O relatório reúne uma série de publicações, como a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Continua do IBGE (2018); “Empreendedorismo no Brasil” e “Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2018” do Global Entrepreneurship Monitor (2018); estudos presentes no DataSebrae, entre outros.

Publicado por: pperes@semagro.ms