MS TERMINA COLHEITA COM RECORDE DE 12,1 MILHÕES DE TONELADAS

Foto Priscilla Peres – Agência Agro
O VOLUME É RECORDE PARA O ESTADO E 55% MAIOR QUE AS 7,84 MILHÕES DE TONELADAS COLHIDAS NA SAFA 2017/2018
Mato Grosso do Sul colheu 12,16 milhões de toneladas de milho 2ª safra 2018/2019. O volume é recorde para o Estado e 55% maior que as 7,84 milhões de toneladas colhidas na safa 2017/2018, segundo dados da Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e do Sistema Famasul através do Projeto SIGA/MS.

A área semeada com o milho cresceu 19,8% alcançando 2,173 milhões de hectares, enquanto a produtividade cresceu 33% com 93,24 sc/ha, em comparação com a safra passada. Mato Grosso do Sul alcançou o posto de terceiro maior produtor de milho 2ª safra, ficando atrás do Mato Grosso (31.045 milhões de toneladas) e Paraná (13.497 milhões de toneladas).

Presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi explica que o bom desempenho das lavouras resulta da combinação de fatores, como a semeadura dentro da janela adequada e condições climáticas ideais para o desenvolvimento da lavoura. “Quando o produtor utiliza tecnologia adequada e se adapta ao cenário de clima, os resultados sempre são muito positivos, evitando perdas significativas”.

As questões climáticas, como as geadas no início de julho, não afetaram de forma significativa as lavouras, garantindo os bons números de produtividade de forma geral, sendo que se observou nesta safra uma boa qualidade dos grãos, ajudando na comercialização da produção sul-mato-grossense.

“Esse resultado é importante quando estamos procurando aumentar a industrialização, focando na expansão da suinocultura, da avicultura, na implantação de fábricas de DDG (Dried Distillers Grains, ou seja, grãos secos de destilaria). Mato Grosso do Sul se referencia como grande produtor de milho e passa a atrair investimentos para agregar valor a esse produto”, analisou o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

*Fonte: Agro Agência