Mostra Itinerante John Deere traz cinema gratuito para Dourados

A popularização do cinema é o carro chefe da Mostra Itinerante de Filmes John Deere. O projeto, que chega à oitava edição, estará em Dourados de hoje até quinta-feira. Para garantir a oferta de cinema a pessoas que muitas vezes tem dificuldade de acesso à sala de cinema, a Mostra pega a estrada e vai até o público em uma estrutura especial montada na carroceria de um caminhão.

“Responsabilidade social é um dos pilares da John Deere em diversas frentes de atuação, sendo que o projeto Cinemóvel é um bom exemplo de como a cultura pode chegar para qualquer brasileiro, em qualquer lugar”, comenta Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação John Deere.

“Nos últimos anos há um crescimento no número de salas de cinema no país, o que é positivo. Em 2015, dado mais recente disponível, ultrapassamos os 3000 pontos de exibição, o que não ocorria desde o fim dos anos 70. Ainda assim, há uma concentração de salas em determinados pontos e carência em outros. O Cinemóvel busca atender essa demanda, levando o cinema até o público”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

A sala climatizada da Mostra Itinerante de Filmes John Deere tem telão de 120 polegadas, sistema de som estéreo e 30 poltronas – além de lugares para cadeirantes – e estaciona em locais de fácil acesso. As sessões gratuitas recebem principalmente crianças da rede pública de ensino ou de instituições beneficentes e grupos de idosos. Em sete anos, o projeto percorreu 243 cidades de 11 estados brasileiros e reuniu um público de 72.257 pessoas.

Para a temporada 2017 foram escolhidos grandes sucessos do cinema: “Mogli – O Menino Lobo”, “Procurando Dori”, “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, “Zootopia” e “Divertida Mente”.

As cidades Caarapó, Fátima do Sul já realizaram sessões. Os próximos municípios são: Itaporã (17 e 18 de abril); Douradina (20 e 21 de abril); Rio Brilhante (24 a 26 de abril); Nova Alvorada do Sul (27 e 28 de abril).

A Mostra Itinerante de Filmes John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura e que conta com patrocinado pela John Deere através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Programação

Mostra Itinerante de Filmes John Deere

Hoje e Amanhã

Local: Parque dos Ipês, Vila Tonani Sessões: 10 de Abril: 10h/ 13h30/15h30 e 19h 11 de Abril: 8h/ 10h/ 13h30 e 15h30

Quarta e Quinta-feira

Local: Parque Antenor Martins (Parque do Lago) Sessões: 12 de abril: 10h/ 13h30/ 15h30 e 19h 13 de abril: 8h/ 10h/ 13h30 e 15h30