Luciane Gonçalves Caniato tem uma bela história entre o início de sua vida na PM até ser promovida a Tenente Coronel

Em fevereiro de 2006 abandonou o Curso de Ciências Econômicas da UFMS no último ano, pois fora aprovada no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da gloriosa Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, oportunidade que abraçou com garra e dedicação.

Quem mantém contato pela primeira vez com a Tenente Coronel PM Luciane Gonçalves Ciniato não pode imaginar como foi sua vida subindo degrau a degrau na hierarquia da Instituição até chegar ao posto que hoje é motivo de orgulho a ela mesma, aos seus familiares, amigos e, claro, à população de Caracol que se sente muito honrada por ter Luciane em sua lista de filhos ilustres.

HISTÓRIA – Luciane Gonçalves Caniato nasceu na pequena, acolhedora e aconchegante cidade de Caracol, cuja sede se encontra localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai a 388 quilômetros de Ponta Porã. É filha dos trabalhadores rurais, senhor Lúcio Gonçalves e senhora Elódia Souza.

A Tenente Coronel PM Luciane iniciou os estudos cedo, sempre incentivada pelos pais que viam nela um grande potencial de futuro. E seus pais não se enganaram. Ainda na cidade de Caracol ele concluiu o Ensino Fundamental no ano de 1988, na Escola Estadual Doutor Rubens de Castro Pinto.

Porém, para continuar os estudos precisou se mudar para Campo Grande, tendo concluído o Ensino Médio em 1993, na Escola Estadual Dona Consuelo Muller, integrando a mesma turma do TC Carlos Magno da Silva.

Cinco anos após a conclusão do então 2º Grau, Luciane ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul mediante concurso público realizado em 16/11/1998 e se tornou aluna Sargento. Curiosamente a turma integrada por Luciane foi última que permitiu o ingresso de Civis como alunos sargentos.

Em fevereiro de 2006 abandonou o Curso de Ciências Econômicas da UFMS no último ano, pois fora aprovada no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da gloriosa Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, oportunidade que abraçou com garra e dedicação.

CARREIRA – Iniciando a escalada histórica na PM MS, Luciane participou de inúmeros cursos que eram realizados enquanto galgava os postos na Instituição. Entre 1988/1999 participou do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – 1998/1999 – Realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS; seguido do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) – 2005 – Realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS em convênio com a Universidade para o desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal; Curso de Formação de Oficiais (CFO) – 2006 a 2008 – Realizado na APMB – Academia de Polícia Militar de Brasília – PMDF; Curso de Promotor de Polícia Comunitária – 2009; Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária – 2010; Curso Básico de Inteligência – 2011; Curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos – 2014 – Realizado pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul; Curso de Graduação em Ciências Jurídicas – Turma Especial de DIREITO Carreiras Militares – 2015 a 2016 – Realizado pela UNICID – Universidade Cidade de São Paulo e do Curso de Pós-Graduação latu sensu em Ciências Policiais e Gestão em Segurança Pública – 2016 a 2018 – Realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Em 10 de janeiro de 2019, ainda na condição de Capitão PM, Luciane Gonçalves Caniato foi transferida do Comando Geral, em Campo Grande, para o 4º BPM em Ponta Porã. Em 3 de setembro de 2019 foi promovida retroativamente (a contar de 5 de setembro de 2018) ao posto de Major; em 30 de abril de 2020, ainda Major, se tornou a primeira mulher a comandar o 4º Batalhão da Polícia Militar em um século de fixação da força policial na cidade de Ponta Porã e, finalmente, em Em 10 de novembro de 2021 foi promovida (retroativamente a contar de 5 de setembro de 2021) ao posto de Tenente Coronel PM.

Agora dos caracolenses e de todos da fronteira do Brasil com o Paraguai os aplausos à graduada oficial da PM Luciane Gonçalves Caniato e nossa sinceridade expectativa de sua promoção ao mais alto posto da Instituição Policial Militar, Coronel PM, posição que lhe possibilitará assumir até o Comando-geral da Polícia Militar.

Fonte: Edicarlos Oliveira – Porto Murtinho Notícia