Lixão em Bela Vista com os dias contados

O prefeito Renato de Souza Rosa, determinou ao setor competente a compra da área de 2 hectares, ao lado do Lixão, para que ali fosse definitivamente ‘enterrado’, o lixão que envergonha a todos, na entrada da cidade de Bela Vista, sentido Caracol e Porto Murtinho.

A aquisição foi com recursos próprios que e já foi iniciado o processo de licitação para que empresas possam realizar os serviços de mudança de local do lixo. Essa foi uma promessa de campanha e que deverá em breve ser cumprida. A área em que está situado o lixão, segundo o prefeito Renato de Souza Rosa, passará a ser apenas para a utilização de transbordo, para que o lixo possa a ser destinado para o aterro sanitário, que é em Jardim-MS.

“A prefeitura adquiriu as terras com recursos próprios, fizemos um esforços enorme, mas o nosso bom senso, foi fundamental para que acabamos de vez com o “lixão”, que é uma vergonha para qualquer cidadão bela-vistense, principalmente porque vem causando transtornos para os proprietários que residem nas vizinhanças”, ressaltou o prefeito Renato de Souza Rosa.

A prefeitura em todas as gestões passadas vem protelando a mudança, bem como o final do lixão, mas o atual prefeito Renato de Souza Rosa, definitivamente resolveu dar um basta nessa questão, finalização com o lixão, defendendo assim a saúde do cidadão bela-vistense.

A prefeitura, segundo o prefeito Renato, deverá intensificar uma grande campanha de conscientização para a coleta seletiva do lixo domiciliar, separando os recicláveis, orgânicos e os demais lixo, bem como a prefeitura já possui um local apropriado para o depósito de resíduos sólidos, sendo assim, a população e as pessoas que trabalham na coleta de lixo reciclável serão beneficiadas e a coleta gerará renda e emprego para elas.

No local, ainda segundo o prefeito Renato de Souza Rosa, onde deverá ser depositado todo o lixo, deverá ser plantados árvores, como eucaliptos, sendo assim permaneceria ali uma reserva com um ambiente agradável e que nada lembre o lixão que tanto tem transtornado o cidadão bela-vistense e as pessoas que por ali passam para irem ao seus destinos.

Também nas gestões anteriores a promotoria havia constado que o lixo em Bela Vista era depositado a céu aberto, sem tratamento de chorume, sem coleta seletiva, sem o cerca delimitando a área de destinação final, à qual tinham acesso catadores, que realizavam constantes queimas dos resíduos, e crianças com contato direto ao solo, água e ar contaminados.

Prefeitos anteriores também haviam assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo MP, mas nenhum havia cumprido e o município era constantemente penalizado com multas, mas com esforços da atual administração esse problema já está a um passo de ser solucionado, superando as adversidades todas impostas em consequências a má administrações anteriores.

Dessa forma a população bela-vistense agradece ao prefeito Renato de Souza Rosa pelo seu pronto atendimento, nas necessidades da coletividade.