Legislativo e Executivo avaliam ações no combate à violência contra mulher

ALMS

A Subsecretaria Especial da Cidadania, Luciana Azambuja Roca, esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), nesta terça-feira (25), para avaliar e prestar contas dos trabalhos relacionados aos direitos da mulher, realizados no primeiro semestre em parceria com a Casa de Leis. A representante do Executivo se reuniu com o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputado Marçal Filho (PSDB), e o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, deputado Coronel David (PSL).

“A ALMS sempre foi uma grande parceira na defesa dos direitos das mulheres e também na luta pelo fim da violência doméstica e familiar. Estamos aqui para prestar contas para os deputados das ações que o Governo do Estado vem fazendo na proteção, garantia, ampliação e fortalecimento da rede de defesa da mulher e também no resultado da Campanha Estadual de combate ao feminicídio, que foi veiculada na primeira semana de junho”, explicou a subsecretária.

Luciana também falou sobre os resultados alcançados com a gravação do programa Mulheres em Debate, uma parceria entre o Parlamento e a subsecretaria. “Foram seis programas veiculados na TV Assembleia e estamos com mais seis programas gravados. Sem sombra de dúvidas, o programa está alcançando muitas mulheres. Estamos recebendo feedback muito positivo”, comentou. O programa trata de questões sociais que colocam vidas femininas em risco, abordando as formas de violência e os mecanismos de denúncia. Assista aqui.

Durante a reunião, os deputados e a subsecretária trataram das ações previstas para o próximo semestre. “Temos o Agosto Lilás, a maior campanha de combate à violência doméstica do Estado de MS. A gente espera que com a parceria dos deputados possamos alcançar os 79 municípios”, afirmou Luciana.

Entre as ações também estão o debate da violência contra a mulher nas regiões de fronteira. “Acho muito importante essa ideia relativa à fronteira e articulação junto aos nossos países vizinhos, porque se as ações forem implementadas nessa região teremos a resolução de problemas sociais muito maiores”, disse o deputado Marçal Filho.

Para o deputado Coronel David, as ações conjuntas entre o Legislativo e Executivo têm trazido resultados. “A gente constata, numericamente falando, com as informações trazidas pela subsecretária, que temos um extenso trabalho sendo desenvolvido nessa área e faz com que Assembleia Legislativa e outros Poderes se juntem nessa luta que é de toda a sociedade”, afirmou.